Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 03: Conhecendo os PatriarcasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Conhecendo os Patriarcas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Patriarcas”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Patriarcas
Objetivo: Realizar
pesquisa orientada sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, utilizando a
Metodologia ativa de Aprendizagem.
Material:
Celular
ou notebook dos alunos
Durante a semana:
Utilizando
o grupo de WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre os
patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, delimitando-se aos seguintes pontos:
Quem
era Abraão, Isaque e Jacó?
Eram
parentes?
O
que eles têm a ver com a formação do povo hebreu?
Por
que são chamados de Patriarcas?
No dia da aula:
-
Organizem os alunos em um semicírculo.
-
Escrevam no quadro a primeira pergunta.
-
Solicitem para que os alunos falem sobre o que pesquisaram.
Escutam
atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas expressões que
representem o que aos alunos falaram.
-
Depois, escrevam no quadro a segunda pergunta e realizem o mesmo procedimento
da pergunta anterior e ainda com as outras perguntas.
-
Reflitam sobre as respostas, acrescentem outras informações deixando claro qual
a importância destes patriarcas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário