RSS

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento

Lição 03: Conhecendo os Patriarcas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Conhecendo os Patriarcas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Patriarcas”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Patriarcas

Objetivo: Realizar pesquisa orientada sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, utilizando a Metodologia ativa de Aprendizagem.

Material:

Celular ou notebook dos alunos

Procedimento:

Durante a semana:

Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, delimitando-se aos seguintes pontos:

Quem era Abraão, Isaque e Jacó?

Eram parentes?

O que eles têm a ver com a formação do povo hebreu?

Por que são chamados de Patriarcas?

No dia da aula:

- Organizem os alunos em um semicírculo.

- Escrevam no quadro a primeira pergunta.

- Solicitem para que os alunos falem sobre o que pesquisaram.

Escutam atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas expressões que representem o que aos alunos falaram.

- Depois, escrevam no quadro a segunda pergunta e realizem o mesmo procedimento da pergunta anterior e ainda com as outras perguntas.

- Reflitam sobre as respostas, acrescentem outras informações deixando claro qual a importância destes patriarcas.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: