Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 05: Êxodo: De Volta À Terra Prometida
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Êxodo: De Volta À Terra Prometida, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Agora, livres!”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Agora, livres!
Objetivo:
Fazer
um breve resumo das partes principais da história do Êxodo e do povo de Israel
relacionando-a com a vida cristã.
02
correntes feitas com papel
Figuras:
01 cordeiro, Tabernáculo, Sacerdote, Travessia do Mar Vermelho, Tábuas da Lei
01
pão de mel para cada aluno, que vocês encontram nas lojas de baganas, pacotes
com 10 ou se preferir, um bolo de mel. Sivam em saquinhos ou envolvidos em
guardanapos.
Procedimento:
-
Falem: Vamos fazer um breve resumo das partes principais da história do Êxodo e
do povo de Israel relacionando-a com a vida cristã.
-
Coloquem todas as figuras num quadro e à medida que vocês forem falando as
orientações a seguir, apontem para estas figuras.
-
Escolham um aluno falem que ele vai representar o povo de Israel escravo de
Faraó, no Egito. Para tanto, coloquem uma corrente feita de papel nos braços e
pernas para simbolizar a escravidão.
Neste
momento falem sobre a forma de vida que tinha o povo quando escravo.
-
Em seguida, falem da providência divina, chamando Moisés para libertar o povo
do jugo de Faraó, a interferência divina e persistência de Faraó em não
libertar o povo.
-
Falem: O povo de Israel foi liberto, através da providência divina, depois das
10 pragas. Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e
demonstrar alegria.
-
Falem: No Egito, a atitude de Faraó em não deixar o povo partir e adorar ao
Senhor, também nos remete as dificuldades e empecilhos que encontramos na vida
cristã.
-
Falem: O povo de Israel entre a 9ª e a 10ª praga, celebraram a páscoa, com um
cordeiro, pães asmos e ervas amargosas.
O cordeiro pascal nos remete ao sacrífico de Jesus que foi sacrificado
por nós. “Porque Cristo, nossa páscoa,
já foi sacrificado” 1 Coríntios 5:7.
-
Falem:
A
travessia do Mar Vermelho e as dificuldades que tiveram na peregrinação no
deserto, nos remete as dificuldades do caminhar cristão, mas na certeza da
providência divina relatada na história
do povo hebreu.
Uma
das dificuldades enfrentadas foi a falta de água(neste momento, distribuam os
copos descartáveis sem água e continuem falando sobre a murmuração. Falem
também sobre a comida diária: pão, carne.
Depois,
enfatizem que Deus não desprezou o povo no deserto, mas providenciou comida,
água boa para beber e um oásis no deserto. Assim também nós devemos confiar em
Deus, que conhece nossa necessidade.
-
Perguntem: E a água, vocês desejam? Sirvam água para os alunos.
-
Falem: Eles receberam os Dez Mandamentos e as Leis Civis para ter uma forma
legítima de como agir diante de Deus e do próximo. Nós também temos a palavra
de Deus como luz para o caminho e valores do Reino.
-
Ao finalizar, sirvam para os alunos 01
pão de mel.
Mas,
por que pão de mel? Para nos lembrar do maná que tinha sabor de bolo de mel(Ex.
16. 31).
Por
Sulamita Macedo.
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