Pré-adolescentes: A Segunda Vinda de Cristo e o Mundo Vindouro
Lição 05: As Bodas do Cordeiro
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: As Bodas do Cordeiro, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Convite de Casamento”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convite de Casamento
Objetivo: Concluir
o estudo sobre as Bodas do Cordeiro.
Material:
Convites
de casamento
01
quadro e 01 cartolina ou 02 cartolinas
01
pincel atômico ou marcador para quadro branco
-
Apresentem para os alunos alguns convites de casamento.
-
Peçam para que os alunos leiam e observem com atenção o conteúdo.
-
Agora, proponha para que eles confeccionem um convite de casamento para as
Bodas do Cordeiro, utilizando uma cartolina, 01 pincel atômico e as sugestões
do tópico seguinte.
-
Escrevam no quadro ou cartolina os principais elementos para este convite.
Depois do estudo sobre as Bodas do Cordeiro, ficará fácil a elaboração com os
pontos sugeridos a seguir:
Nome da noiva e do noivo: Igreja e Jesus
Local de realização: No Céu
Duração da festa: 7 anos aproximadamente
Dia e hora:
Ninguém sabe, mas será após o Arrebatamento e o Tribunal de Cristo. Então,
esteja preparado.
Convidados:
Os salvos de todas as épocas.
Tipo de vestimenta: Vestes brancas, linho fino, puro e resplandecente.
Cântico:
Encontra-se em Ap. 5. 9 – 11
Cardápio:
Surpresa, mas será servido um jantar.
-
Depois, enfatizem a importância da preparação da noiva para este evento tão
especial, pois já recebemos o convite para esta festa de casamento.
-
Depois, coloquem este convite em local visível. É interessante que os nome da
classe e dos professores sejam colocados, para que haja divulgação da produção
da turma.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário