RSS

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Jovens:  A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago

Lição 05: A  Autenticidade Contra Uma Fé Morta

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Autenticidade Contra Uma Fé Morta, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “A Fé sem as Obras é Morta”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Fé sem as Obras é Morta

Objetivo: Demonstrar que a fé sem obras é morta.

Material:

03 comprimidos efervescentes com embalagem fechada

03 copos de vidro

Água

Procedimento:

- Apresentem para os alunos os 03 copos com água.

- Falem que eles representam o meio em que vivemos, família, igreja, vizinhos etc.

- Apresentem 01 comprimido e falem que ele representa a fé.

- Peguem 01 comprimido fechado e coloquem fora do copo.

- Falem: O comprimido fora do copo demonstra uma fé alheia a comunidade, a situação na qual vivemos, fazendo de conta que não estamos vendo as reais necessidades daquele ambiente.

- Pequem outro comprimido fechado e coloquem dentro do copo.

- Falem: O comprimido fechado dentro do copo nos remete a estar inserido na comunidade, mas não se abre para olhar e ajudar o próximo, está fechado em si mesmo.

- Peguem o último comprimido, abram seu invólucro(embalagem) e coloquem dentro do copo.

- Perguntem: O que estamos vendo? Uma transformação da água devido a presença do comprimido. Assim também deve ser nossa fé, como um comprimido aberto dentro do copo, uma fé ligada a ação. Pois a fé sem as obras é morta(Tg 2.17).

- Na Bíblia encontramos vários personagens que podem exemplificar com suas atitudes o tema da aula de hoje. Vimos no estudo da lição os exemplos de Abraão, Raabe que tiveram a fé materializada em ação. Mas, outros nomes podem ser agregados a esta lista, como o de... (falar os nomes dos alunos).

Ideia original desconhecida(uso do comprimido efervente na água, com ou sem o invólucro)

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: