Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
Lição 05: A Autenticidade Contra Uma Fé MortaProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A Autenticidade Contra
Uma Fé Morta, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “A Fé sem as Obras é Morta”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Fé sem as Obras é Morta
Objetivo:
Demonstrar que a fé sem obras é morta.
Material:
03
comprimidos efervescentes com embalagem fechada
03
copos de vidro
Água
-
Apresentem para os alunos os 03 copos com água.
-
Falem que eles representam o meio em que vivemos, família, igreja, vizinhos
etc.
-
Apresentem 01 comprimido e falem que ele representa a fé.
-
Peguem 01 comprimido fechado e coloquem fora do copo.
-
Falem: O comprimido fora do copo demonstra uma fé alheia a comunidade, a
situação na qual vivemos, fazendo de conta que não estamos vendo as reais
necessidades daquele ambiente.
-
Pequem outro comprimido fechado e coloquem dentro do copo.
-
Falem: O comprimido fechado dentro do copo nos remete a estar inserido na
comunidade, mas não se abre para olhar e ajudar o próximo, está fechado em si
mesmo.
-
Peguem o último comprimido, abram seu invólucro(embalagem) e coloquem dentro do
copo.
-
Perguntem: O que estamos vendo? Uma transformação da água devido a presença do
comprimido. Assim também deve ser nossa fé, como um comprimido aberto dentro do
copo, uma fé ligada a ação. Pois a fé sem as obras é morta(Tg 2.17).
-
Na Bíblia encontramos vários personagens que podem exemplificar com suas
atitudes o tema da aula de hoje. Vimos no estudo da lição os exemplos de
Abraão, Raabe que tiveram a fé materializada em ação. Mas, outros nomes podem
ser agregados a esta lista, como o de... (falar os nomes dos alunos).
Ideia
original desconhecida(uso do comprimido efervente na água, com ou sem o invólucro)
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário