RSS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lição 03: Por que Trabalhar?


Currículo do Ano 3 – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 03: Por que Trabalhar?
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Introduzam o tema da aula, utilizando a dinâmica “Aprendendo com as Formigas”.

- Falem sobre a importância e as finalidades do trabalho, já introduzidas na dinâmica, acrescentando, agora,  as informações contidas na lição.

- Aproveitem e falem sobre a inserção das mulheres no mundo do trabalho e sobre a importância das meninas estudarem e conseguirem bons empregos.

- Acrescentem também, nesta aula, sobre o trabalho doméstico, falando da necessidade de todos da família cooperarem nas atividades de casa, inclusive os meninos. 

- Para finalizar, coloquem no quadro ou cartolina, figuras de crianças brincando, estudando e trabalhando e enfatizem a importância da brincadeira e o estudo e convivência em grupo para as crianças. Falem ainda sobre a ilegalidade do trabalho infantil.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Aprendendo com as Formigas
Objetivo: Refletir sobre a importância e finalidade do Trabalho.
Material: Meia folha de papel ofício para todos os alunos e alguns pincéis atômicos.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno meia folha de papel ofício.
- Solicitem que escrevam o nome da profissão ou ocupação que os pais, mães ou responsáveis desenvolvem ou outra fonte de sustento(aposentadoria) ou até mesmo a mesada que eles(os filhos) recebem.
- Organizem os alunos em círculo e coloquem no piso (no meio do círculo) todos os papéis preenchidos pelos alunos.
- Falem: Estamos vendo uma quantidade diversificada de trabalhos exercidos por seus responsáveis.  Solicitem para cada aluno falar, de forma objetiva, sobre o que o trabalho tem proporcionado para a família e para eles, individualmente.
- Falem: Pelas falas de vocês, podemos  perceber a importância e finalidade do trabalho.
- Depois, perguntem: Vocês já observaram como trabalham as formigas?
Aguardem as respostas e acrescentem:
”Numa colônia de formigas cada indivíduo desempenha um papel "específico". As operárias jovens realizam melhor as tarefas dentro do ninho, como cuidar das larvas, ao passo que as mais velhas saem para forragear em busca de alimentos ou escavar galerias. Já as muito velhas se dedicam a manejar os desperdícios dentro da colônia. As castas de maior tamanho, a dos soldados, são especializadas para a defesa da colônia.” (dados da internet).
 - Para finalizar leiam esta passagem bíblica Pv 6. 6 a 11: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado”.
- Acrescentem ainda: Deus nos deu capacidade para o trabalho.
- Agora, continuem o estudo da lição, conforme a orientação pedagógica acima exposta.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: