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segunda-feira, 30 de abril de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 06: Na Direção Certa!

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem do título da lição: Na Direção Certa! Acrescentem que, nesta aula, vamos estudar sobre a vontade de Deus e como descobri-la.
 
- Trabalhem os pontos abordados na lição, através do exemplo de dois personagens bíblicos: um que obedeceu e outro que não obedeceu à vontade de Deus.
Alguns pontos relevantes:
Como o personagem bíblico procurou a vontade de Deus?
Qual foi a vontade de Deus?
O personagem obedeceu?
Quais as consequências desta decisão?
Procurem contextualizar estas perguntas e respostas com a vida dos seus alunos.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Vontade de Deus”. 

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Vontade de Deus

Objetivo: Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.

Material: uma venda.

Procedimento:      
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.
- Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?
Como você se sentiu sendo guiado?
Você entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e buscar Sua vontade.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Enfatizem que obediência a Deus não é cega: Leiam Salmo 103.7 “Fez notórios os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel”.
- Para concluir, leiam: João 15. 7 e I João 5. 14 e 15
Por Sulamita Macedo.

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