RSS

segunda-feira, 23 de abril de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 05: Prepare-se! É hora de escolher!
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem do título da lição: Prepare-se! É hora de escolher! Que tratará sobre a escolha da profissão e o enfrentamento diante das incertezas no momento da escolha.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Encontrei uma nova Profissão”, que enfatizará a importância da escolha de uma profissão.
- Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa.
- Para concluir, apresentem dois vídeos, que vocês podem encontrá-los no YouTube:
A Difícil Fase dos Adolescentes de Escolher uma Profissão(10:31 m).
Entrevista: Como Escolher uma Profissão(4:33 m).
Observação: Se possível chamem os pais ou responsáveis pelos alunos para participar desta aula.

Dinâmica: Encontrei uma nova Profissão
Objetivo: Refletir sobre o momento de escolha de uma profissão.
Material: Papéis com as profissões:

ENVERNIZADOR DE ESCADAS
MANICURE DE ELEFANTE
DESIGNER DE TÚMULOS
REDATOR DE CARTÃO DE BOAS-FESTAS
AFIADOR DE AGULHAS DE TRICÔ
DIGITADOR DE FAXES
PINTOR DE RODAPÉ
CHOFER DE CARRUAGEM
DENTISTA DE CANÁRIOS
SOLDADOR DE TROMBONE
BABÁ DE LEÕES
LIMPADOR DE COCÔ DE POMBOS
CATADOR DE PIOLHO DE MACACO
OFTAMOLOGISTA DE BALEIA

Procedimento:
- Façam o sorteio das profissões entre os participantes.
- Orientem que cada um terá um tempo de 2 minutos para pensar a respeito da Profissão inovadora que recebeu.
 - Depois, eles devem apresentar, de forma objetiva,  a sua profissão, descrevendo como é o trabalho, as dificuldades e fazer uma propaganda dos seus serviços.
- Depois, falem: Estas profissões “diferentes”, é claro, não existem, mas servem para agente refletir sobre as vantagens e desvantagens das profissões, a escolha errada de uma profissão, escolher uma profissão por causa da pressão familiar etc.
- Em seguida, falem que nesta lição vamos trabalhar sobre estes pontos que perturbam tanto a vida deles, neste momento, que se aproxima o vestibular ou concurso etc.
Ideia original desta dinâmica: Desconhecida.
Adaptação desta dinâmica: Sulamita Macedo.

0 comentários: