Currículo do Ano 3 – Juvenis –
O Sentido da Vocação Cristã
Lição 05: Prepare-se! É hora
de escolher!
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a
semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem
falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com
seus alunos.
- Falem do título da lição: Prepare-se! É hora de escolher! Que tratará
sobre a escolha da profissão e o enfrentamento diante das incertezas no momento
da escolha.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Encontrei uma nova Profissão”, que
enfatizará a importância da escolha de uma profissão.
- Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa.
- Para concluir, apresentem dois vídeos, que vocês podem encontrá-los no
YouTube:
A Difícil Fase dos Adolescentes de Escolher uma Profissão(10:31 m).
Entrevista: Como Escolher uma Profissão(4:33 m).
Observação: Se possível chamem os pais ou responsáveis pelos alunos para
participar desta aula.
Dinâmica: Encontrei uma nova
Profissão
Objetivo: Refletir sobre o momento de escolha de uma
profissão.
Material: Papéis com as profissões:
Material: Papéis com as profissões:
ENVERNIZADOR DE ESCADAS
MANICURE DE ELEFANTE
DESIGNER DE TÚMULOS
REDATOR DE CARTÃO DE BOAS-FESTAS
AFIADOR DE AGULHAS DE TRICÔ
DIGITADOR DE FAXES
PINTOR DE RODAPÉ
CHOFER DE CARRUAGEM
DENTISTA DE CANÁRIOS
SOLDADOR DE TROMBONE
BABÁ DE LEÕES
LIMPADOR DE COCÔ DE POMBOS
CATADOR DE PIOLHO DE MACACO
OFTAMOLOGISTA DE BALEIA
Procedimento:
- Façam o sorteio
das profissões entre os participantes.
- Orientem que cada
um terá um tempo de 2 minutos para pensar a respeito da Profissão inovadora que
recebeu.
- Depois, eles devem apresentar, de forma
objetiva, a sua profissão, descrevendo
como é o trabalho, as dificuldades e fazer uma propaganda dos seus serviços.
- Depois, falem:
Estas profissões “diferentes”, é claro, não existem, mas servem para agente
refletir sobre as vantagens e desvantagens das profissões, a escolha errada de
uma profissão, escolher uma profissão por causa da pressão familiar etc.
- Em seguida, falem
que nesta lição vamos trabalhar sobre estes pontos que perturbam tanto a vida
deles, neste momento, que se aproxima o vestibular ou concurso etc.
Ideia original
desta dinâmica: Desconhecida.
Adaptação desta
dinâmica: Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário