RSS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Lição 04: Esmirna, a Igreja Confessante e Mártir


Jovens e Adultos - As Sete Cartas do Apocalipse
Lição 04: Esmirna, a Igreja confessante e Mártir
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem do tema da aula: Esmirna, a Igreja Confessante e Mártir.

- Falem sobre os aspectos geográficos, políticos, econômicos, religiosos da cidade de Esmirna, mostrando num mapa sua posição geográfica. 

- Em seguida, abram um envelope contendo a carta destinada a Igreja de Esmirna e realizem a leitura que se encontra em Apocalipse 2.8 a 11. Os alunos deverão apenas escutar. 

- Depois realizem uma segunda leitura da carta e, desta vez, solicitem aos alunos para que acompanhem a leitura em sua própria Bíblia. Um aluno deverá ler em voz alta e vocês professores deverão juntamente com os alunos preencher o quadro abaixo, à medida que a leitura for realizada:
Característica(s) Positiva(s)
Característica(s)  Negativa(s)
Advertência(s)



Observação: a coluna referente as características negativas ficará vazia.

- Ao ler o verso 2, falem sobre a verdadeira prosperidade, que não consiste em bens materiais mas rico para com Deus( tema do trimestre passado).

- Depois, trabalhem com os alunos porque esta igreja era confessante e mártir.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e procurando contextualizar esses ensinamentos com a vida  dos seus alunos, para que a aprendizagem seja significativa.  

- Apresentem alguns dados sobre a igreja perseguida, na atualidade, e façam uma oração pelos irmãos que nesse momento estão sofrendo perseguição.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “O que tenho de melhor para presentear”.


Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para este tipo de lição no blog Atitude de Aprendiz.

Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

0 comentários: