Currículo do Ano 2 –
Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição 06: Você está
contente hoje?
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem
a importância desse ato?
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
-
Falem: Hoje estamos estudando a 6ª. carta de um conjunto de 13, escritas por
Paulo. O estudo será sobre a Carta de
Paulo aos irmãos da Igreja de Filipos, ressaltando o tema da alegria em toda e
qualquer circunstância. A carta de Paulo ao Filipenses é conhecida como a
epístola da alegria.
- Dividam a turma em 03 grupos, distribuam para cada grupo uma das
perguntas abaixo:
Em que momentos vocês se sentem alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de impedimentos para sentir
alegria?
Estipulem um
tempo de 05 minutos para os grupos.
- Depois, organizem a turma em círculo e solicitem
que cada grupo leia a pergunta e apresentem as respostas de forma objetiva.
- Falem: Existe uma alegria ocasionada por
situações diversas e há outra diferente, que é aquela proporcionada pelo
Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
Para exemplificar, utilizem duas bexigas(bolas de
aniversário). Encham uma e enquanto vocês falam, vão soltando o ar devagar.
Falem: há
pessoas que ficam alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo
passageiro(neste momento a bola deve estar vazia) e depois estão assim com a
bola murcha.
Encham outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas
que estão sempre alegres, em qualquer circunstância (neste momento, brinquem
com a bola, jogando para cima e depois batam nela, demonstrando situações de
alegria e tristeza).
Falem: Aqui nesta demonstração há dois tipos
alegria. Mas na aula de hoje, o estudo é sobre a alegria cuja fonte está em Deus.
- Para trabalhar sobre os obstáculos à alegria,
utilizem a dinâmica “A Alegria está no ar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Alegria está no ar
Objetivo: Refletir sobre os obstáculos à alegria.
Material: Cadeiras para cada aluno, CD player ou outro
objeto que emita som ou música.
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo, com a
parte das costas voltadas para o centro.
- Forneçam as seguintes orientações:
1º. Momento: cada aluno ficará em pé ao lado de uma
cadeira. Ao toque de uma música ou outro sinal os alunos devem andar
ao redor das cadeiras. Quando a música parar, devem procurar uma cadeira para
sentar.
2º. Momento: retirar uma cadeira e fazer
o mesmo procedimento do 1º. Momento. Repetir esta operação pelos menos 5 a 6
vezes. Os alunos que ficarem sem cadeira sairão da atividade.
Reflexão sobre a alegria, o entusiasmo do início da
atividade.
No início havia cadeiras para todos, a alegria está
disponível para todos.
Quais os obstáculos para continuar na brincadeira?
Somente a retirada da cadeira? Houve algum motivo diferente? Algum colega
empurrou? Você não procurou?
- Para encerrar falem sobre os obstáculos que podem
impedir nossa alegria, mas enfatizem que em Deus temos alegria. E depois leiam Fp
3.1 e 4.4.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macêdo
0 comentários:
Postar um comentário