Texto
Pedagógico
A Aula
De posse de um planejamento de ensino,
o professor deve observar algumas orientações para a execução da aula, para que
haja uma condução adequada do que vai ser estudado e o tempo destinado para tal
fim.
Para efeitos didáticos, a aula está dividida
em três partes:
1 – Introdução
Nesse momento, você deve
cumprimentar os alunos, apresentar os visitantes, perguntar como eles estão,
como passaram a semana e depois disto deve falar sobre o tema da aula,
situando-o no contexto das lições anteriores.
2 – Desenvolvimento
Esta etapa da aula é a mais longa,
por isso você deve trabalhar o tema, dinamizando o ensino, diversificando os
recursos a cada aula, para que haja sempre o elemento surpresa.
Procure expor em primeiro lugar as
partes mais importantes do assunto e contextualize-o com a vida do seu aluno
para que a aprendizagem seja significativa. Para tanto, leia a lição pelo menos
02 vezes, anote os pontos mais relevantes. Não percam o foco do tema da aula,
daí a importância de levantar pontos principais.
Utilize de forma adequada o tempo de
aula, abordando o tema em estudo com segurança, clareza e objetividade. Não se
esqueça de promover a participação dos alunos na aula.
Lembrem-se que o aluno aprende:
10% do que
ouve
20% do que
vê
50% do que
ouve e vê
70% do que
ouve, vê e fala
90% do que
ouve, vê, fala e faz.
Diante disso,
oportunize aos alunos situações que envolvam, além da audição, elementos visuais,
atividades que promovam a fala e o fazer. Pois, quanto mais sentidos envolvidos
na aprendizagem, mais eficaz ela será.
Prepare-se para ministrar a aula, o
aluno percebe quando você não estudou ou não está seguro. Pesquisem sobre este
tema em livros e sites confiáveis. Não passe
a aula lendo a lição, nem contando estórias para preencher o tempo. Utilizar-se
de um fato para exemplificar do tema é bom, mas deve ser de forma sucinta.
Durante a aula, caminhe na frente da
classe, não permaneça em um só lugar e procure olhar para todos os alunos, não deve
ficar com a visão centralizada em só ponto. Observe a expressão facial e
postura corporal dos alunos, pois estes dois elementos “falam” sobre a atenção,
o entendimento do tema, se o aluno está interessado e motivado etc. A postura
do professor também é muito importante, deve demonstrar que está feliz e alegre por estar ensinando.
Observe qual o momento mais adequado
da aula para mencionar os aniversariantes, fazer pedidos de oração e
agradecimentos, e ainda combinar algo específico com a turma. Veja com o
secretário da classe, quais os alunos que estão faltando e procure comunicar-se
com eles. Dessa forma, você está criando vínculo afetivo com a turma.
3 – Conclusão
Nesse momento, você deve, de forma
objetiva, fazer um fechamento da aula. Você pode ainda fornecer bibliografia
sobre o tema para que os alunos se aprofundem no assunto e também fornecer
alguma orientação para a aula seguinte, caso necessário.
“... Se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” Rm 12.7
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário