RSS

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição 09: Habacuque – A Soberania Divina sobre as Nações

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Habacuque, o oitavo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.  A lição tem como título “Habacuque – A Soberania Divina sobre as Nações”.

Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“ Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”

- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Habacuque, o oitavo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.  A lição tem como título “Habacuque – A Soberania Divina sobre as Nações”.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprimir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais relevantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais. Preparem-se para ministrar a aula!

Leiam o texto “A Aula”(postado abaixo), que apresenta várias informações de como ministrar uma aula.

- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Habacuque
2 – Partes do livro e suas características
3 – Mensagem principal do livro
4 – O conteúdo da lição deve ser  trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Utilizem o texto “Pés Rápidos”, que trata de uma estória de um jogador de Rugbi que escreveu  nas suas chuteiras, Hb 3.19: “O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos”.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Abraço”, que proporcionará o trabalho sobre o significado dos nomes dos alunos e dos profetas menores, enfatizando que “abraço” é o significado do nome de Habacuque.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios pedagógicos para as lições no Blog Atitude de Aprendiz.

Texto Pedagógico: A Aula
De posse de um planejamento de ensino, o professor deve observar algumas orientações para a execução da aula, para que haja uma condução adequada do que vai ser estudado e o tempo destinado para tal fim.


 Para efeitos didáticos, a aula está dividida em três partes:
1 – Introdução
            Nesse momento, você deve cumprimentar os alunos, apresentar os visitantes, perguntar como eles estão, como passaram a semana e depois disto deve falar sobre o tema da aula, situando-o no contexto das lições anteriores.

2 – Desenvolvimento
            Esta etapa da aula é a mais longa, por isso você deve trabalhar o tema, dinamizando o ensino, diversificando os recursos a cada aula, para que haja sempre o elemento surpresa.
Procure expor em primeiro lugar as partes mais importantes do assunto e contextualize-o com a vida do seu aluno para que a aprendizagem seja significativa. Para tanto, leia a lição pelo menos 02 vezes, anote os pontos mais relevantes. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais.
Utilize de forma adequada o tempo de aula, abordando o tema em estudo com segurança, clareza e objetividade. Não se esqueça de promover a participação dos alunos na aula.
Lembrem-se   que o aluno aprende:
10% do que ouve
20% do que vê
50% do que ouve e vê
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz.
Diante disso, oportunizem aos alunos situações que envolvam, além da audição, elementos visuais, atividades que promovam a fala e o fazer. Pois, quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem, mais eficaz ela será.
            Prepare-se para ministrar a aula, o aluno percebe quando você não estudou ou não está seguro. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis.  Não passe a aula lendo a lição, nem contando estórias para preencher o tempo. Utilizar-se de um fato para exemplificar do tema é bom, mas deve ser de forma sucinta.
            Durante a aula, caminhe na frente da classe, não permaneça em um só lugar e procure olhar para todos os alunos, não deve ficar com a visão centralizada em só ponto. Observe a expressão facial e postura corporal dos alunos, pois estes dois elementos “falam” sobre a atenção, o entendimento do tema, se o aluno está interessado e motivado etc. A postura do professor também é muito importante, deve  demonstrar que está feliz e alegre  por estar ensinando.
            Observe qual o momento mais adequado da aula para mencionar os aniversariantes, fazer pedidos de oração e agradecimentos, e ainda combinar algo específico com a turma. Veja com o secretário da classe, quais os alunos que estão faltando e procure comunicar-se com eles. Dessa forma, você está criando vínculo afetivo com a turma.

3 – Conclusão
            Nesse momento, você deve, de forma objetiva, fazer um fechamento da aula. Você pode ainda fornecer bibliografia sobre o tema para que os alunos se aprofundem no assunto e também fornecer alguma orientação para a aula seguinte, caso necessário.

            “... Se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” Rm 12.7.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: