Lição 09: Habacuque – A Soberania
Divina sobre as Nações
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta
Habacuque, o oitavo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas
Menores. A lição tem como título “Habacuque
– A Soberania Divina sobre as Nações”.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog,
então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o
livro de profeta Habacuque, o oitavo de uma série de 12 livros que compõem os
Profetas Menores. A lição tem como
título “Habacuque – A Soberania Divina sobre as Nações”.
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprimir partes
importantes.
Leiam
a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais relevantes. Pesquisem sobre
este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí
a importância de levantar pontos principais. Preparem-se para ministrar a aula!
Leiam
o texto “A Aula”(postado abaixo),
que apresenta várias informações de como ministrar uma aula.
-
Como trabalhar o tema:
1
– Contexto histórico da época do profeta Habacuque
2
– Partes do livro e suas características
3
– Mensagem principal do livro
4
– O conteúdo da lição deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno
com a aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa, forma
aprendizagem será mais significativa.
-
Utilizem o texto “Pés Rápidos”, que
trata de uma estória de um jogador de Rugbi que escreveu nas suas chuteiras, Hb 3.19: “O Senhor, o
Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar
em lugares altos”.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O
Abraço”, que proporcionará o trabalho sobre o significado dos nomes dos alunos
e dos profetas menores, enfatizando que “abraço” é o significado do nome de
Habacuque.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Os professores de
Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios pedagógicos para
as lições no Blog Atitude de Aprendiz.
Texto
Pedagógico: A Aula
De posse de um planejamento de ensino,
o professor deve observar algumas orientações para a execução da aula, para que
haja uma condução adequada do que vai ser estudado e o tempo destinado para tal
fim.
Para efeitos didáticos, a aula está dividida
em três partes:
1 – Introdução
Nesse momento, você deve
cumprimentar os alunos, apresentar os visitantes, perguntar como eles estão,
como passaram a semana e depois disto deve falar sobre o tema da aula,
situando-o no contexto das lições anteriores.
2 – Desenvolvimento
Esta etapa da aula é a mais longa,
por isso você deve trabalhar o tema, dinamizando o ensino, diversificando os
recursos a cada aula, para que haja sempre o elemento surpresa.
Procure expor em primeiro lugar as
partes mais importantes do assunto e contextualize-o com a vida do seu aluno
para que a aprendizagem seja significativa. Para tanto, leia a lição pelo menos
02 vezes, anote os pontos mais relevantes. Não percam o foco do tema da aula,
daí a importância de levantar pontos principais.
Utilize de forma adequada o tempo de
aula, abordando o tema em estudo com segurança, clareza e objetividade. Não se
esqueça de promover a participação dos alunos na aula.
Lembrem-se que o aluno aprende:
10% do que
ouve
20% do que
vê
50% do que
ouve e vê
70% do que
ouve, vê e fala
90% do que
ouve, vê, fala e faz.
Diante
disso, oportunizem aos alunos situações que envolvam, além da audição,
elementos visuais, atividades que promovam a fala e o fazer. Pois, quanto mais
sentidos envolvidos na aprendizagem, mais eficaz ela será.
Prepare-se para ministrar a aula, o
aluno percebe quando você não estudou ou não está seguro. Pesquisem sobre este
tema em livros e sites confiáveis. Não passe
a aula lendo a lição, nem contando estórias para preencher o tempo. Utilizar-se
de um fato para exemplificar do tema é bom, mas deve ser de forma sucinta.
Durante a aula, caminhe na frente da
classe, não permaneça em um só lugar e procure olhar para todos os alunos, não deve
ficar com a visão centralizada em só ponto. Observe a expressão facial e
postura corporal dos alunos, pois estes dois elementos “falam” sobre a atenção,
o entendimento do tema, se o aluno está interessado e motivado etc. A postura
do professor também é muito importante, deve demonstrar que está feliz e alegre por estar ensinando.
Observe qual o momento mais adequado
da aula para mencionar os aniversariantes, fazer pedidos de oração e
agradecimentos, e ainda combinar algo específico com a turma. Veja com o
secretário da classe, quais os alunos que estão faltando e procure comunicar-se
com eles. Dessa forma, você está criando vínculo afetivo com a turma.
3 – Conclusão
Nesse momento, você deve, de forma
objetiva, fazer um fechamento da aula. Você pode ainda fornecer bibliografia
sobre o tema para que os alunos se aprofundem no assunto e também fornecer
alguma orientação para a aula seguinte, caso necessário.
“... Se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” Rm 12.7.
Por
Sulamita Macedo.
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