RSS

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição 09: O Fim está perto!

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

 - Falem: Hoje vamos estudar a 9ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a segunda carta de Paulo aos irmãos da igreja em Tessalônica.

Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“ Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”

- Agora, falem: Hoje vamos estudar a 9ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a segunda carta de Paulo aos irmãos da igreja em Tessalônica.

- Continuem falando: Esta lição vai tratar sobre o período da Grande Tribulação. A igreja neste período não estará na Terra, pois nesse tempo já houve o Arrebatamento. Estejamos preparados para o encontro com Cristo.
- Então, perguntem: O que vocês conhecem sobre a Grande Tribulação? Aguardem as respostas e depois escrevam numa cartolina ou quadro as respostas dos alunos e reservem este material.
- Depois, coloquem no quadro os seguintes nomes dos personagens que aparecerão neste período:
DRAGÃO: O Diabo, A Serpente
A BESTA: O Anticristo, O Perverso, O Homem do Pecado
A SEGUNDA BESTA: Falso Profeta
- Agora, trabalhem as características e funções de cada personagem neste período de 07 anos da Grande Tribulação, como também sua atuação hoje no mundo.
Nesta explicação, vocês devem falar sobre o Dia do Senhor, apostasia, a Falsa Trindade Satânica, A Misteriosa Maldade, a Revolta e como terminará este período, quando Jesus descer e derrotar seus inimigos.
- Depois, perguntem: E agora, o que vocês sabem sobre a Grande Tribulação?
Para tanto, apresentem as respostas do início da aula e acrescentem o que os alunos vão falar.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Máscara”, que proporcionará a refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Máscara

Objetivo: Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.

Material: 01 máscara, 03 alunos.

Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
- Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende realizar,  relatar acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
- Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.
- Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.
- Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.

2 – No momento da realização da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.
- Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara nele.
- Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
Coloquem a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.
- Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade. Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
- Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.
- Para  finalizar, leiam:
II Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

Por Sulamita Macedo

0 comentários: