Lição 08: Naum – O
Limite da Tolerância Divina
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Naum, o
sétimo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores. A lição tem como título “Naum – O Limite da
Tolerância Divina”.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então
vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o
livro de profeta Naum, o sétimo de uma série de 12 livros que compõem os
Profetas Menores. A lição tem como
título “Naum – O Limite da Tolerância Divina”.
- De forma participativa, busquem estabelecer um
significado para as palavras “Tolerância”, “Vindicação” e para as expressões
“Atributos divinos” e “Juízo Divino”.
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprimir partes
importantes.
Leiam
a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais relevantes. Pesquisem sobre
este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí
a importância de levantar pontos principais. Preparem-se para ministrar a aula!
Leiam o texto “Planejamento de Aula”(postado abaixo).
-
Como trabalhar o tema:
1
– Contexto histórico da época do profeta Naum
2
– Partes do livro e suas características(uso frequente de metáforas)
3
– Mensagem principal do livro
Nesta
parte, façam uma relação entre a situação dos ninivitas da época dos profetas
Jonas e Naum.
Se
possível apresentem algumas imagens das ruínas da cidade de Nínive(norte do
Iraque). Esta foto é da porta de Nínive.
4
– O conteúdo da lição deve ser forma trabalhado, buscando o envolvimento do
aluno com a aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa,
forma aprendizagem será mais significativa.
-
Utilizem o texto "O Bom e o Mau".
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Tolerância Zero”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Os professores de
Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios pedagógicos para
as lições no Blog Atitude de Aprendiz.
Leiam com atenção este
texto sobre Planejamento de Aula!
Planejamento
de Aula
Fazer planejamento da aula não deve
ser entendido como mera formalidade, mas como um instrumento de trabalho que
vai proporcionar uma melhor orientação e
execução da aula.
Ao preparar a aula, lembre-se de
pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos ensinará...” Jo 14. 26.
O Planejamento de Aula é composto
por 5(cinco) partes:
1
– Objetivos: Representam aquilo que
você deseja que seus alunos alcancem com a ministração do tema.
A Lição Bíblica já contém os
objetivos formados. Leia-os, observando de forma criteriosa a intenção contida
neles. Você pode elaborar outros objetivos de acordo com a necessidade de sua
turma; tenha cuidado quanto à concretização de cada um deles durante a aula,
para isso, utilize bem o tempo disponível.
2
– Conteúdo: É o assunto da lição.
A
Lição Bíblica apresenta o conteúdo, dividido em tópicos, facilitando o
entendimento gradual do tema a ser estudado. Lembre-se que você pode e deve
buscar outras fontes de consulta. Leia toda a lição pelo menos duas vezes,
observe o que é mais importante na lição, para expor em primeiro lugar aquilo
que é mais relevante.
3
– Metodologia: Refere-se à maneira
como você vai compartilhar o assunto da lição com seus alunos.
Oriento que você utilize a aula
expositiva dialogada, associada a outros recursos de ensino que possibilitem a
participação dos alunos e melhor aprendizagem do tema. Veja alguns exemplos:
trabalho em grupo, dramatizações, projetos pedagógicos, dinâmicas, estudo de
caso etc.
Faça aplicação do assunto estudado com
a vida social e espiritual do aluno, quanto mais o ensino se aproxima da
realidade, mais o aluno aprende.
4
– Recurso Didáticos: São
instrumentos que facilitam o processo de ensino e a aprendizagem.
São vários os recursos didáticos.
Veja alguns que podem ser utilizados na EBD: Cartazes, TV, DVD, filmes,
documentários, CD-Som, música, Data-show, retroprojetor e outros que, mesmo não
sendo tecnológicos, servem para potencializar a aprendizagem.
É interessante que o professor saiba
utilizar estes recursos. Se houver dificuldade, peça ajuda. O recurso serve
para auxiliar e deve ser entendido como meio motivador da aprendizagem. Caso você
considere que o recurso lhe atrapalha, é porque você não está sabendo ainda
como usá-lo. Mas, não desista, procure aprender e buscar auxílio.
5
– Avaliação:
Geralmente,
quando se fala em avaliação é comum associá-la à prova, teste, atribuição de
notas, mas avaliar vai muito mais além do que isto. A avaliação na EBD também
tem sido alvo de opiniões controvertidas: na verdade, qual será a finalidade da
avaliação na EBD?
Mas, vejamos o que o professor pode realizar:
. Durante a aula, o professor deve
observar a expressão facial e corporal dos alunos, para identificar se estão entendendo
o assunto.
. Também deve utilizar-se de perguntas
sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”
. Pode ainda fazer avaliação escrita
ao término do trimestre, com pontuação e premiação a seu critério.
. O professor deve também oportunizar
espaço para o aluno realizar autoavaliação.
. O professor pode também fazer
autoavaliação ou pedir para que outro colega ou mesmo a turma fale sobre seu
desempenho durante a aula.
Elaborar um planejamento dá o norte de
como seguir na execução da aula, dessa forma o professor vai ministrar a aula
com mais segurança, pois não vai improvisar, utilizando bem o tempo, conhecendo
o conteúdo e os objetivos que deseja atingir, utilizando métodos e recursos
adequados ao tema e ao aluno, pois sabe o caminho a seguir.
Por
Sulamita Macedo.
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