Currículo do Ano 2 –
Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição 07: Vista o
“sobretudo”, meu filho!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem
a importância desse ato?
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
-
Falem sobre o título da lição, afirmando que esta frase “Vista o “sobretudo”, meu filho!” pode nos reportar aos avisos das
mães, no cuidado com os filhos.
-
Continuem falando:O apóstolo Paulo também apresenta este cuidado com os irmãos
da igreja em Colossos. A carta de Paulo aos Colossenses é a 7ª de um conjunto
de 13 que estamos estudando neste trimestre.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, contextualizando o tema com a vida do aluno,
para que a aprendizagem seja mais significativa. A carta aos colossenses traz
vários pontos de estudo, então procurem ser objetivos, apresentando pontos
principais.
-
Para trabalhar Colossenses 3.5 a 14, realizem a seguinte atividade:
Peçam
para os alunos listarem as peças que vestem para se preparar para sair de casa
em diversas ocasiões.
Depois,
relacionem estas peças ao que está descrito em Cl 3. 12 e 13.
Perguntem:
Por que Paulo fez esta recomendação?
Enfatizem
o que se lê em no versículo 14: “...revesti-os de amor, que é o vínculo da
paz”.
- Para
finalizar, utilizem a dinâmica “O Coração Mais Bonito”.
Tenham uma
excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo: Refletir sobre o amor em ação.
Material:
01 coração grande.
01 coração pequeno para cada aluno.
01 pirulito em forma de coração para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava
participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem
nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e
apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito pois nele havia marcas.
Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais
bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo
que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua
experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram
que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria
desconhecida).
- Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
- Agora distribuam este amor com os alunos,
entregando um coração pequeno para cada um.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o
coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os
outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que
estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor,
cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre
si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando
as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno um
pirulito em forma de coração.
Por Sulamita Macedo.
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