Lição 07: O Divórcio
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
Para
iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os
alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre o divórcio.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, contextualizando com o tipo de aluno
que vocês ensinam, buscando sempre a participação deles.
-
Há 03 dinâmicas que vocês podem escolher para utilizar nesta lição:
Para
trabalhar sobre o divórcio e suas consequências, utilizem a dinâmica “Até que a morte os separe...”
Para
o item III da lição, sugiro a dinâmica “E
Foram Felizes para Sempre?” ou “O
Laço”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto
Pedagógico
Método
de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
O Método de Divisão em grupos, como o próprio nome
sugere, consiste na divisão da totalidade dos alunos em pequenos grupos, com
objetivos definidos para estudo de um tema ou uma atividade, sob a orientação
de um professor ou um líder, com apresentação de resultados.
Este método possibilita a participação, a comunicação, estimula
a troca de ideias, pessoas tímidas se sentem mais encorajadas para falar e propicia
a capacidade de liderança.
Alguns cuidados na utilização deste método precisam ser
observados, como: o assunto principal pode ser desviado, daí a necessidade de
uma liderança firme e habilidosa; há ainda, a possibilidade de uma pessoa
dominar a discussão, deixando de lado os demais componentes sem participação;
quando não há conhecimento do tema, as contribuições dos grupos podem ser
limitadas, dessa forma é interessante uma boa orientação do professor para este
tipo de trabalho.
Os desafios para a utilização deste método, nas aulas da
Escola Dominical, aparecem devido a estrutura da EBD, na qual a maioria das
aulas acontecem dentro do templo e a
organização das classes é feita por agrupamento em bancos de madeira, pesados e
difíceis de serem arrastados. Mesmo assim, há formas de fazê-lo, veja quais as possibilidades:
-
Dividir a turma por proximidade, isto é, os grupos são formados por alunos que
estão próximos, sem mexer nos bancos etc.
- Solicitar
o uso de uma sala ou outro espaço que porventura a igreja disponibilize para
aulas da EBD; então, é interessante um agendamento prévio com o
superintendente, para que seja reservado este ambiente, como também realizar a
permuta de local, caso alguma turma utilize costumeiramente aquele espaço.
Durante o trabalho em grupo é interessante, que o
professor passe em cada grupo, tirando dúvidas e observando o direcionamento da
atividade. Dividir os alunos em grupos não significa momento de descanso para o
professor, a atenção deve ser redobrada, tanto no momento da atividade em si,
como na apresentação.
No
momento da apresentação, permaneça diante da turma, ao lado dos alunos de cada
grupo. Dessa forma, você estará dando suporte emocional aos que estão nervosos
e sendo assim eles se sentirão mais seguros. Observe o que está sendo dito,
acrescente outras informações e corrija se necessário.
Geralmente,
quando o professor pede que formem grupos, a tendência natural é que os alunos
se agrupem com aqueles que mais conversam e têm mais interação. Mas, a divisão
dos alunos pode ser feita de forma criativa, dependendo do que você deseja
alcançar; se você procura também promover socialização, veja algumas dicas:
-
Distribua recortes de cartolina de cores diferentes de acordo com o número de
grupos que você deseja formar; observe a quantidade de alunos, veja a
quantidade de grupos que podem ser formados e o número de elementos do grupo,
separe a quantidade de cores; distribua aleatoriamente e solicite que os alunos
se grupem pela cor.
- Há ainda uma variação, usando cores diferentes: colocar
o pedaço de cartolina colorida nas costas dos alunos, com fita adesiva, sem que
eles vejam a cor. Depois, peça para que se agrupem de acordo com a cor que está
nas costas. A princípio, eles vão estranhar, pois não estão vendo sua cor, mas
observem as saídas que eles encontrarão, sempre tem alguém que toma a
iniciativa e pergunta qual a cor que ele tem nas costas e também coopera com o
colega falando a cor dele. Então, o agrupamento acontecerá através do ato
colaborativo entre eles.
- Outra maneira de dividir os alunos em grupos é feita
com a utilização de números, que podem ser distribuídos para os alunos para que
formem grupos que tenham a mesma numeração ou, ainda, colocar o número nas
costas, tendo o mesmo procedimento já descrito no parágrafo anterior.
- Utilizar quebra-cabeças para dividir os alunos em
grupos também é possível; para isto, escolha figuras, cole numa cartolina e no
verso trace linhas para formar o quebra-cabeça e recorte; a quantidade de peças
do quebra-cabeça dependerá da quantidade de componentes que você deseja para
cada grupo. Antes de formar os grupos, misture as peças de todos os
quebra-cabeças e oriente os alunos para que procurem outros colegas que tenham
peças referentes a uma mesma figura e monte o quebra-cabeça.
Após
a organização dos grupos, perguntem aos alunos o que acharam da forma para a
divisão deles em grupos, reflita sobre a importância da integração entre eles e
comece a atividade proposta. É interessante ter controle sobre o tempo da
atividade, então estipule o tempo que durará a tarefa e no processo fiquem
lembrando aos alunos sobre o tempo já decorrido ou o que ainda dispõem.
Para
o resultado da atividade grupal, o tempo também deve ser bem controlado. Há
diferentes formas de apresentação, podendo ser escolhida apenas uma pessoa do
grupo para isto, ou todos do grupo apresentam uma parte, com uso apenas da voz
ou com algum material disponibilizado(cartolina, pincel atômico etc) ou se
deixar a critério deles, formas criativas vão aparecer, como esquete, música,
poema, mímica etc.
Agregar
o método de Divisão em grupos à aula expositiva é uma forma de dinamizar o
ensino e proporcionar a participação dos discentes no processo de aprendizagem.
Utilizá-lo na EBD é possível, observe e coloque em prática as orientações aqui
expostas.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
parabéns....usarei essa benção em nossa EBD...Jesus te abençoe, estaremos sempre olhando seus posts sobre EBD!
Edson Rogeri, fico muito feliz ao saber que você vai utilizar estas sugestões na EBD. Faça bom proveito e volte sempre!
Postar um comentário