RSS

domingo, 28 de junho de 2015

Adolescentes – Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 01: O que é uma Sociedade

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O que é uma Sociedade.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Vivendo em Sociedade”.
- Escrevam a palavra “Sociedade” no quadro e perguntem o que eles entendem sobre este vocábulo.
Aguardem as respostas. Não descartem nenhuma delas. Depois, acrescentem algumas informações sobre o que significa esta palavra.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Vivendo em sociedade
Objetivo: Refletir sobre a importância da convivência em sociedade.
Material:
01 pirulito para cada aluno
01 depósito ou saco para lixo
Procedimento:
- Organizem os alunos em pé e em círculo.
- Distribuam 01 pirulito para cada participante.
- Solicitem que todos segurem o pirulito com a mão direita e o braço deverá estar estendido.
- Peçam para que retirem o invólucro do pirulito, sem dobrar o braço direito, com a ajuda do braço esquerdo. O mediador deve recolher todos os papéis que envolviam os pirulitos, colocando-os no depósito ou saco de lixo.
- Agora, orientem para que comecem a chupar o pirulito, porém não podem dobrar o braço. Observem as reações dos alunos para realizar a tarefa.
Mas, qual será a solução?
Oferecer o pirulito para o outro! Isto é, cada aluno dará seu pirulito e receberá outro do colega. Ou receber ajuda do colega.
- Para finalizar, falem que esta atividade nos remete a importância das demais pessoas que nos cercam, pois não vivemos isolados, quem convive em sociedade está cercado de pessoas e necessitamos uma das outras.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: