Adolescentes – Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 01: O que é uma Sociedade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O que é uma Sociedade.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Vivendo
em Sociedade”.
-
Escrevam a palavra “Sociedade” no quadro e perguntem o que eles entendem sobre
este vocábulo.
Aguardem
as respostas. Não descartem nenhuma delas. Depois, acrescentem algumas
informações sobre o que significa esta palavra.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vivendo em sociedade
Objetivo:
Refletir sobre a importância da convivência em sociedade.
Material:
01 pirulito para cada aluno
01 depósito ou saco para lixo
Procedimento:
-
Organizem os alunos em pé e em círculo.
-
Distribuam 01 pirulito para cada participante.
-
Solicitem que todos segurem o pirulito com a mão direita e o braço deverá estar
estendido.
-
Peçam para que retirem o invólucro do pirulito, sem dobrar o braço direito, com
a ajuda do braço esquerdo. O mediador deve recolher todos os papéis que
envolviam os pirulitos, colocando-os no depósito ou saco de lixo.
-
Agora, orientem para que comecem a chupar o pirulito, porém não podem dobrar o
braço. Observem as reações dos alunos para realizar a tarefa.
Mas,
qual será a solução?
Oferecer
o pirulito para o outro! Isto é, cada aluno dará seu pirulito e receberá outro
do colega. Ou receber ajuda do colega.
-
Para finalizar, falem que esta atividade nos remete a importância das demais
pessoas que nos cercam, pois não vivemos isolados, quem convive em sociedade
está cercado de pessoas e necessitamos uma das outras.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário