Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem Sou
Lição 11: “Alguém Importante”
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição “Alguém Importante”.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Você é
Importante”.
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o
envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de
aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você é importante
Objetivo:
Refletir sobre a valorização pessoal.
Material:
01
quebra-cabeça para cada grupo
Observação:
Adquiram quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço
bastante baixo nas lojas de material importado.
Procedimento:
-
Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem
isto para eles.
-
Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles.
Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
-
Depois, questionem:
Está
peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas
as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
-
Depois, falem: Faz de conta que as peças são vocês, todos são importantes para
o grupo. Vocês são importantes para suas famílias.
-
Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam
atividade.
-
Depois, trabalhem com os alunos sobre a valorização pessoal e a importância e
de se sentir querido e amado. Reflitam com eles também sobre o sentimento de
rejeição e desprezo que alguns alunos podem está sentindo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário