Juvenis -
Currículo do Ano 1: Questões Difíceis dos Nosso Tempo
Lição 11: Secularização
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam o nome “Secularização” no quadro ou cartolina.
-
Falem: Nesta aula, vamos estudar sobre a secularização. Mas, o que vocês
entendem por Secularização?
Aguardem
as respostas, anote-as no quadro e depois acrescentem outras informações caso
necessário.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa e
contextualizada.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Vestindo
a Camisa”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vestindo a Camisa
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso com os valores do Reino de Deus.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
-
Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura
(aquela que fazíamos costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem
que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
-
Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos
Jesus como nosso guia. Leiam Mt 8.23. Às vezes, o mar está calmo, mas há
momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. Leiam
Mt 8. 24. Estas dificuldades podem ser representadas pelas diferenças que
enfrentamos com os valores materiais defendidos pelo secularismo.
-
Solicitem aos alunos que retirem a extremidade da direita e da esquerda do
barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
-
Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está
conosco e conhecemos e defendemos e valorizamos os valores do reino de Deus.
-
Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é
nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, decidimos
“Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
-
Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?
Certamente
as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação,
estar motivado.
-
Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão?
Uma camisa!
A
folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!
-
Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está
comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino.
Ideia
original desconhecida de transformar a dobradura do barco em camisa.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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