Juvenis -
Currículo do Ano 1: Queda e Redenção
Lição 01: A Queda
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Queda.
-
Depois, apliquem a dinâmica “A Queda”.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Queda
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o pecado e suas consequências.
Material:
02
alunos(01 aluno e uma aluna)
Frutas
variadas
01
cartolina preta
Procedimento:
-
Peçam para que o menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o
casal representará Adão e Eva.
-
Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.
-
Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E
tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o
guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim
comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não
comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
-
Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam
ou não comer dos frutos do jardim.
Escolham
01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do
mal.
-
Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Leiam:
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos,
e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu
também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste
momento, “Eva” deve comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
-
Falem: Qual foi o pecado?
Certamente
vão falar que foi a desobediência.
-
Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a
menina e falem que representa o pecado.
-
Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que
todos pecaram”(Romanos 5:12).
-
Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os
alunos, simbolizando que todos pecaram.
-
Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado e a morte.
“Porque
o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por
Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário