Discipulando
– 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 11: Crendo nas ordenanças de
Cristo à Igreja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o tema da aula: As Ordenanças da
Igreja.
- Escrevam no quadro: Batismo nas águas e Santa
Ceia.
- Falem: O Batismo nas águas e a Santa Ceia são
ordenanças da Igreja.
- Depois, peçam para que os alunos falem sobre o
que eles já presenciaram ou vivenciaram sobre Batismo nas Águas e Santa Ceia.
Observem seus comentários, suas opiniões e informem
que estes eventos são ordenanças dadas por Cristo e falem do significado de
cada um.
- Para exemplificar os tipos de batismo, utilizem a
dinâmica “O Batismo”.
- Apresentem outros pontos levantados na lição.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “Comunhão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês
conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já
presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram,
utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos
batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo
por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há
vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como
“Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura,
enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de
Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre
este batismo.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Comunhão
Objetivo:
Promover momento de entrosamento entre os alunos,
tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia - unir os crentes
em amor pela comunhão com Jesus.
Material:
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho de
plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os
alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e
refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar
juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um
momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.
- Distribuam para cada aluno um pão e um copo de
refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro de um
saquinho.
- Então, solicitem que cada um escolha um colega e
troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma mensagem.
- Este atividade deve ser repetida pelo menos umas
05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se alimentar.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário