Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da
Bíblia
Lição 12: Eu? A mãe do Salvador?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Eu? A mãe do Salvador?
-
Perguntem: A quem se refere esta pergunta?
Certamente
os alunos vão falar que se trata de Maria, mãe de Jesus.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre uma jovem chamada Maria.
-
Façam um breve resumo sobre a história de Maria.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Vontade de
Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vontade de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade
dEle.
Material:
01
venda
Procedimento:
-
Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para
representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
-
Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um
determinado ponto da sala.
-
Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele
executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda!
Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
-
Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Seria
possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?
Como
você se sentiu sendo guiado?
Você
entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?
O
guia transmitiu confiança?
-
Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da
segurança, da confiança que devemos ter em Deus e buscar Sua vontade.
-
Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês
falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao
que está sendo orientado.
Esta
atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que às vezes não
obedecemos a Deus, porque não queremos obedecer ou por estar desatentos a sua
voz.
-
Para concluir, falem: Maria obedeceu a vontade de Deus, tornando-se mãe de
Jesus. Nós, também, devemos obedecer a Deus e a sua Palavra.
Ideia
original desconhecida de alguém ser guiado por outro.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário