Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 01: Uma Mensagem à Igreja Local e à Liderança
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Organizem o tempo de aula para fazer uma apresentação panorâmica do trimestre e
em também para a lição 01.
1
- Para fazer a panorâmica do trimestre,
apresentem:
Tema:
A Igreja e o seu testemunho – As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais.
Capa:
O
que vemos? Uma figura de saleiro com sal e também sal derramado.
O
que isto tem a ver com o tema do trimestre:
O
testemunho dos que compõem a igreja deve ser como sal da terra, conforme
palavras de Jesus.
Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima(vejam outras informações sobre ele na
sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.
Apresentação dos temas das 13 lições:
Digitem
o título da lição 01 a e 10 e coloquem dentro de um envelope. O remetente é o
apóstolo Paulo e do destinatário é Timóteo. Noutro envelope, coloquem o título
da lição 01, 11 a 13. O destinatário é Tito e o remetente é o mesmo do envelope
anterior.
Mostrem
os envelopes para a turma e falem que neste trimestre vamos estudar sobre 02
cartas do apóstolo Paulo para Timóteo e Tito.
Vamos
conhecer o conteúdo destas cartas? Então, peçam para que 02 alunos abram os
envelopes, um de cada vez, e leiam para a turma os temas que fazem parte das
cartas e que vamos estudar neste trimestre.
2 - Agora, iniciem o estudo da lição 01:
- Apresentem o título da
lição: Uma Mensagem à Igreja Local e à Liderança.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Cooperadores
de Paulo”.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Cooperadores de Paulo
Objetivo:
Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.
Material:
Muitos objetos de tamanhos e
pesos variados
Procedimento:
- Entreguem todos os objetos
uma pessoa da sala.
- Peçam para que esta pessoa
comece a andar. Observem a dificuldade de conduzir todos eles.
- Agora, chamem 02 alunos,
que deverão ajudar o colega que está sobrecarregado. Observem esta nova situação:
a divisão de algo com os colegas.
- Façam uma reflexão sobre a
atividade, apontando para a importância do líder necessitar de outros para
poder trabalhar de forma exitosa.
- Moisés também precisou de
colaboradores que tinham propósitos comuns.
Peçam para que 01 aluno
levante os braços e quando estiver cansado, 02 colegas devem ajudá-lo, de
acordo com o texto bíblico abaixo:
“E acontecia que, quando
Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua
mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso
tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão
e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram
as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
- Paulo, o líder, precisou
de dois cooperadores, Timóteo e Tito, preparados e capacitados para o serviço.
Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e
25).
- Para finalizar, falem: É
sobre Timóteo e Tito, 02 jovens pastores, que vamos estudar neste trimestre.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Monitoria
na EBD
Monitoria é uma atividade de ensino
e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula
a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se
faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma
mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica
Dominical.
O monitor é aquele aluno, que sob a
orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar
atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições
auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhe experiência de formação em
curso.
Jesus
escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que na vivência com Ele aprendessem
sobre os valores do Reino e enfrentassem situações diversas, para que pudessem
pregar com poder e sinais, como se lê: “E subiu ao monte, e chamou para si os
que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os
mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e
expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O
apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo e quando precisou de um
cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado e com experiência para
o trabalho. “E espero no Senhor Jesus
que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual a sua experiência, e
que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2. 19a e 22).
Observamos,
nestes versículos citados acima, apenas dois exemplos da Bíblia sobre
treinamento em serviço, através da observação, prática e cooperação, sob a
orientação do mentor, com o objetivo de adquirir experiência para a realização
de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por meio de uma ação formativa.
E na Escola Bíblica Dominical,
quais as possibilidades de haver esta prática?
Partindo
do princípio de que há necessidade de novos professores para o ensino cristão,
a monitoria pode ser uma forma de iniciação à docência, proporcionando
familiaridade do monitor com planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo,
escolha de métodos e execução de outras atividades correlatas ao processo de
ensino e aprendizagem de forma conjunta com o professor.
Para
o exercício da monitoria, os candidatos podem se apresentar de forma voluntária
ou por escolha dos professores. Para isto, é recomendável que os professores
tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da EBD, que demonstram iniciativa
para falar diante dos colegas, que trazem uma informação sobre o tema da lição,
que apresentam assiduidade, pontualidade, interesse, responsabilidade e que
tenham espírito colaborativo, pois eles, com estas características, podem ser
monitores e certamente bons professores.
Abrir este espaço no contexto de
EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo
em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas,
formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de
aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A
Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro
que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm
2.15).
Outro ponto importante, para a
existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa
quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto,
preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo
de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem maior
possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
As atividades do aluno monitor
devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD.
O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser
executadas na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD,
deve manter contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando
a aula a cargo do monitor.
Mas,
vejamos alguns exemplos de como o aluno monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
-
Expor uma parte da lição.
-
Acrescentar uma informação importante sobre o tema.
-
Auxiliar nas atividades práticas com os alunos, como nos trabalhos de grupo,
execução de dinâmicas etc.
Após
a aula, em um encontro específico, o professor deve conversar com o monitor
sobre sua atuação na aula, para que os pontos positivos sejam ressaltados e os
negativos minimizados, sugerindo e orientando como proceder, evitando assim
repetição de falhas.
O
tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode variar de pessoa para pessoa,
pois dependerá do desenvolvimento individual de habilidades, do desempenho e da
maturidade nesta formação em serviço. Além disso, é importante que haja
orientação e incentivo para participação em treinamentos, congressos, seminários
de EBD, como também a realização de leituras de livros, revistas, textos de
conteúdo pedagógico para que o aluno monitor se aproprie de informações sobre o
processo de ensino e aprendizagem e da educação cristã.
Portanto,
a implantação de um programa de monitoria na EBD traz pontos positivos para a
formação em serviço a aspirante de professor na EBD. Para que haja sucesso,
nesta atividade, a receptividade da ideia pelos professores é fundamental, além
de que devem estar disponíveis para realizar o acompanhamento do aluno a
contento. O aluno-monitor deve também se esforçar e ser estimulado a exercer
suas ações com vista ao exercício da docência na EBD.
Que
tal pensar sobre isto e colocar em prática a monitoria na EBD?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário