Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 06: Conselhos Gerais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Conselhos Gerais.
-
Falem que nesta lição o apóstolo Paulo dá várias orientações ao jovem pastor
Timóteo, para uma condução melhor do rebanho do Senhor, tais como:
Como
se relacionar e tratar com as pessoas idosas
Como
resolver os problemas das viúvas que ficam sem recurso financeiro
O
cuidado com os ministros fiéis
Como
lidar com acusação contra os ministros e disciplina quando falham
Cuidado
com a saúde física e emocional
Advertência
contra outra doutrina
Conselho
aos que querem ser ricos
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
exemplificar e tornar mais significativo e prático o estudo sobre:
O
relacionamento do pastor com as demais faixas etárias da igreja, sugiro a
leitura do texto “Para se ter um bom
relacionamento”. Façam uma cópia do texto para cada aluno. Pequem cada
folha de papel e dobre pelo menos umas 03 vezes. O papel dobrado várias vezes
deve ser aberto para que a mensagem a ser lida apareça, simbolizando que também
devemos nos abrir para que tenhamos bons relacionamentos.
O
cuidado com as viúvas e ministros em suas necessidades, sugiro a dinâmica “Amor em Ação”.
A
advertência sobre a busca pela riqueza, sugiro a dinâmica “O Dinheiro”.
Observação:
Leiam o texto pedagógico “Classe de
Terceira Idade”(postado abaixo) para ter conhecimento como deve ser o
tratamento desta faixa etária na Igreja.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão
Para se ter um bom relacionamento
-
Coloque-se no lugar do outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de
vista.
-
A gentileza é fundamental para manter um bom convívio com as pessoas.
-
É possível discutir sem maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
-
Confie e seja digno de confiança. Lembre-se, não basta parecer confiável e
honesto, tem que ser confiável e honesto.
-
Cultive o respeito mútuo por meio de pequenas ações no dia-a-dia.
-
Não se envergonhe de pedir ajuda, sempre que for necessário.
-
Não se envergonhe de pedir desculpas, sempre que for necessário.
-
Não maltrate sem se deixe maltratar.
-
Sorria, sempre! Para fazer cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir,
apenas 23. Além disso, o sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos do
que a cara feia.
-
Contribua com 100% para construir um ótimo relacionamento!
Autoria
do texto desconhecida.
.
Dinâmica:
Amor em Ação
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o amor
cristão.
Refletir sobre ajuda aos
necessitados
Material:
Chocolates para a metade da
turma
Obs: vocês se desejarem
podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo etc.
Procedimento:
- Distribuam chocolates
somente para a metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e
observem as reações dos alunos.
Alguém certamente falará que
não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque não
tem para todos etc.
Então, falem: As condições
financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer
diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.
- Mas, perguntem: Como
podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno
tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não
aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.
- Depois, falem: É assim que
deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor
em ação nada mais é que a solidariedade.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
- Para finalizar a aula,
organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer
seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação
social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou
individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa
forma, pois é comum atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
O Dinheiro
Objetivo:
Refletir sobre o uso
equilibrado do dinheiro.
Material:
01 saco do tipo metalizado
de tamanho médio
Procedimento:
- Falem:
Contrair dívidas de forma
equilibrada e pagá-las, não há problema. Entretanto, o consumo exagerado, sem
limites, chegando ao endividamento pode causar sérios danos a pessoa e sua
família, como perdas de bens, bom convívio familiar, perda da saúde etc.
- Em seguida, leiam: I Tm 6. 9 a11:
“Mas os que querem ser ricos
caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que
submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de
toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se
traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas
coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão”.
- Depois, apresentem um saco
sem fundo, cortado de forma que os alunos não percebam essa retirada(aconselho
aquele tipo de saco metalizado para presente, cortem a borda que fecha o saco –
façam isto em casa, antes da aula).
- Peguem uma cédula de 20,
00 reais ou de outro valor, mostrem para a turma e solicitem que um aluno se
ponha de pé diante da classe e coloquem a nota de 20,00 reais dentro do saco.
Segurem o saco de forma que
não apareça a parte de baixo aberta. O
que vai acontecer? A cédula vai cair no chão, passando pelo espaço aberto do
saco(aquela parte retirada do fundo).
Isto vai causar surpresa e
alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado dentro do saco.
Repitam a operação e depois
leiam Ageu 1.6 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos
fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o
que recebe salário, recebe-o num saco furado”.
Por Sulamita Macedo.
Texto
pedagógico
Classe
de Terceira Idade
“Existiu no templo de Herodes, rei dá Judéia,
um sacerdote chamado Zacarias... cuja mulher... era Isabel. E eram ambos
justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos
do Senhor... e ambos eram avançados em idade.” Lc 1. 5 -7
O
Brasil foi considerado, até pouco tempo, um país de jovens, porém há
aproximadamente três décadas vem emergindo um grupo social formado por pessoas
idosas, tendo em vista a melhor qualidade de vida e, como consequência, a maior
longevidade da população. Daí o aparecimento da chamada Terceira Idade, que
corresponde à faixa etária igual ou superior a 60 anos.
Os
segmentos da sociedade, de um modo geral, têm procurado proporcionar a pessoa
idosa condições mais adequadas de vida e prestação de serviços compatíveis às
suas características, como também podemos citar a formulação do Estatuto do
idoso (Lei no. 10.741 de 01.10.2003), que visa garantir aos idosos melhores
condições de vida.
A
igreja também deve ter estratégias de inclusão para a Terceira Idade, criando
um departamento específico para essa finalidade, organizando eventos como:
passeios, viagens, evangelização, chás, comemoração de aniversariantes,
palestras e oficinas sobre qualidade de vida da pessoa idosa, serviço
voluntário etc. Ainda, ressalto a necessidade de adequação da estrutura física
do templo para acessibilidade da pessoa idosa, com adaptação de rampas e
banheiros com corrimão, como também a aquisição de cadeira de rodas para
condução do idoso com problemas de locomoção, para que possa entrar no templo.
A parceria desse departamento com as classes de idosos da Escola Bíblica
Dominical (EBD) é de suma importância para melhor integrá-los nestas
atividades.
Nesta
fase da vida, geralmente, ocorrem vários acontecimentos, como: aposentadoria,
perda de cônjuge, problemas de saúde, ausência de visitas de parentes,
inatividade, entre outros, que provocam insegurança, ansiedade, baixa autoestima. Daí, a importância de palestras e oficinas que proporcionem melhoria no
estado emocional e psicológico da pessoa idosa.
A
EBD também deve ter uma ou mais classes para atender a Terceira Idade, nas
quais receberão ensinamentos adequados às limitações que idade lhes impõe,
como problemas visuais e auditivos, mobilidade física restrita e ainda a pouca
ou nenhuma escolaridade (na maioria dos casos as mulheres, que eram impedidas
de frequentar a escola ou serem alfabetizadas, por motivos históricos que não
precisa aqui mencioná-los).
A
escolha dos professores para a classe da Terceira Idade deve ser criteriosa e
deve ter as seguintes características, tanto do ponto de vista pessoal como
pedagógico:
- Saber ouvir.
- Ser paciente.
- Respeitar.
- Ser amoroso.
- Articular bem as palavras.
- Falar alto.
- Conhecer as necessidades
do idoso no aspecto físico, emocional, familiar e sua história de vida.
- Valorizar o que a pessoa
idosa tem a falar e o que sabe, para que se sinta valorizado.
- Conhecer o Estatuto do
Idoso.
- Ter disponibilidade de tempo
para visitar os alunos.
- Manter contato com a
família do idoso.
- Estar integrado ou ter
conhecimento das atividades do Departamento da Terceira Idade e estimular os
alunos a participar das atividades promovidas por esse setor.
- Utilizar métodos e
acessórios de ensino, adequando-os à turma, observando as características dos
idosos. Se for algo para escrever é melhor em dupla ou trio, tendo um
alfabetizado no grupo;
- Utilizar material visual
adequado na aula, com letras grandes e largas.
- Comemorar com os alunos o
Dia Nacional da Terceira Idade (27.09) e o Dia dos Avós (26.07) e as datas de
aniversários.
- Orientar os idosos a
adquirir a revista da EBD tamanho grande.
- Pesquisar dinâmicas que
trabalhem a autoestima do idoso. Sugiro que pesquise em: edupopsaude.blogspot.com
e www.cdof.com.br/idosos
As
orientações sobre o tema da Terceira Idade na Igreja e na EBD não se esgotam
neste texto. Porém, as indicações fornecidas podem ampliar a visão de como
trabalhar com a pessoa idosa, de forma que o ensino se torne mais
significativo.
Por Sulamita Macedo.
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