Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 08: Aprovados por Deus em Cristo Jesus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Aprovados por Deus em Cristo Jesus.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica "Que tipo de vaso és?"
- Para concluir, utilizem a dinâmica "Que tipo de vaso és?"
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Que tipo de vaso és?
Objetivo:
Refletir sobre vasos de honra e desonra.
Material:
02
vasos de barro do mesmo tamanho e forma
02
tipos de sementes
Versículos
digitados sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos os 02 vasos.
-
Falem: Eles são iguais, no tamanho, na forma e no material.
-
Perguntem: Mas, o que pode diferenciar estes dois vasos?
-
Passem os dois vasos para os alunos observarem qual o conteúdo deles.
Os
alunos vão encontrar sementes.
-
Falem: O apóstolo Paulo menciona vasos de honra e desonra, numa analogia ao
tipo de atitude dos crentes e dos mestres.
-
Depois, leiam II Tm 2.20 e 21:
“Ora,
numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e
de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
De
sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra,
santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”.
-
Falem: Se o vaso representa a vida de uma pessoa, qual o resultado da
germinação destas sementes?
-
Pequem um vaso, afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento os
versículos de Gl 5. 19 a 21. Leiam os versículos:
“Porque
as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza,
lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas
semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que
os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
-
Pequem o outro vaso, afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento
os versículos de Gl 5. 22. Leia o versículo:
“Mas
o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé,
mansidão, temperança”.
-
Observaram a diferença entre um vaso de honra e de desonra. O vaso de sua vida
está cheio de qual tipo de sementes?
-
Para finalizar, leiam: “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em
santificação e honra”(I Ts 4.4).
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Aula Extraclasse na Escola Bíblica Dominical
É uma atividade pedagógica de natureza prática, que
acontece fora da sala de aula, daí o nome Extraclasse ou Aula de Campo, que se
desenvolve geralmente no formato de pequenas viagens.
É uma metodologia de trabalho educativo que traz
eficácia ao processo ensino aprendizagem, tendo em vista proporcionar aos
estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os assuntos abordados nas
aulas.
Observamos que Jesus, o Mestre dos mestres, ensinava
de diversas formas e em vários lugares, para transmitir as verdades do Reino de
Deus. Vejam estes exemplos:
Na sinagoga: “Percorria Jesus todas as cidades e
aldeias, ensinando nas sinagogas deles....” Mt 9.35
No templo: “E pela manhã cedo, voltou para o
templo, e todo o povo vinha ter com ele e assentando-se, os ensinava”. jo 8.2
À beira mar: “E outra vez começou a ensinar junto
ao mar e ajuntou-se a ele grande multidão; de sorte que ele entrou e
assentou-se num barco, sobre o mar e toda a multidão estava em terra junto ao
mar”. Mc 4.1
Lagos: “E aconteceu que apertando-o a multidão para
ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré... E entrando ele
em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da
terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão”. Lc 5.1 e 3
Nas cidades e aldeias: “E aconteceu, depois disso,
que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o
evangelho do Reino de Deus...” Lc 8.1
Nas casas: “E aconteceu que, indo eles de caminho,
entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E
tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de
Jesus, ouvia a sua palavra”. Lc 10. 38 e 39
À beira de um poço: “E ali estava a fonte de Jacó.
Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se junto da fonte... Veio uma mulher
samaritana tirar água. Jesus disse: Dá-me de beber. ...Se tu conheceras o dom
de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria
água viva” Jo 4. 6, 7 e 10
Nos montes: “Jesus, vendo a multidão, subiu a um
monte e assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a
boca, os ensinava...” Mt 5. 1 e 2
Nos desertos: “E regressando os apóstolos,
contaram-lhe tudo o que tinha feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um
lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida. E sabendo-o a multidão, o seguiu;
e ele os recebeu, e falava-lhes do Reino de Deus”. Lc 9.10
No caminho: “E tendo Jesus entrado em Jericó, ia
passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu... era de pequena
estatura... correndo subiu numa figueira... E Jesus chegou ao lugar, olhando
para cima, viu-o e disse: Zaqueu, desce depressa porque hoje me convém pousar
em tua casa.” Lc 19. 1 ao 5.
Os exemplos deixados por Jesus, nos versículos
pontuados acima, demonstram que para ensinar e aprender não é necessário tão
somente estar entre 04 paredes. Dessa forma, podemos seguir o exemplo do
Mestre, oportunizando aos alunos da EBD aulas diferenciadas, dentre elas a aula
extraclasse.
O professor é o articulador das ações do projeto de
aula de campo, orientando as pesquisas sobre o tema antes da atividade
extraclasse, as observações que deverão ser descobertas no ambiente externo, o
registro das informações e impressões dos alunos, levando-os a construir seu
próprio conhecimento, contrapondo assim ao ensino tradicional de transmissão do
conhecimento pelo professor e recepção passiva dos alunos.
A aula extraclasse pode abranger várias situações,
vejam algumas delas:
- Realizar entrevista: para fazer documentários e
relatos históricos sobre a igreja ou outros temas.
- Visitar bibliotecas: para realizar pesquisas ou
conhecer um acervo importante sobre um tema.
- Templos: para conhecer outras formas de
organização.
- Monumentos: para conhecer, por exemplo, o
monumento à Bíblia ou até mesmo de outras religiões.
- Visitar Museu: para vivenciar produções e
descobertas Histórico- culturais de um
povo.
- Visitar zoológico, parque ecológico: para
trabalhar temas sobre a criação, preservação animal e ambiental.
As finalidades para a realização da aula
extraclasse, nos exemplos apontados acima, são variados e dependem dos temas
estudados no trimestre ou até mesmo por necessidade e curiosidade da turma em
observar e vivenciar práticas específicas.
O conteúdo abordado nas aulas da EBD pode ou não
favorecer a utilização da aula de campo, mas qualquer aula pode ser realizada
em lugares diferentes com fins pedagógicos e evangelísticos, como numa praça,
num parque etc. Estas aulas podem abranger todas as faixas etárias, com
atividades especificas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira
idade, obedecendo a um planejamento e cronograma.
Ainda vocês podem organizar um momento para
assistir a um filme, alusivo ao tema de uma aula ou do trimestre, em um
ambiente adequado nas dependências da igreja ou na casa de uma pessoa do grupo
ou em outros lugares apropriados. Alguns cinemas possuem projeto para receber
grupos de escolas e instituições, com preços mais baixos e no pacote estão
inclusos pipoca e refrigerante. É interessante observar a grade de programação
para escolher um filme adequado de acordo com a faixa etária e o tema.
Quando se tratar de uma aula em outra instituição,
é importante haver:
- Combinado prévio com o grupo sobre a data e
local.
- Agendamento com antecedência com a instituição.
Às vezes é necessário levar ofício.
- Autorização por escrito dos pais para a
participação do seu filho na atividade: elaborem uma autorização padronizada.
- Meio de transporte para o traslado: ônibus
fretado ou da linha, trem...
- Lanche e água: combinar se cada um levará o seu
ou os professores organizarão para todos.
- Acompanhantes: outros professores e alguns pais
ou responsáveis devem acompanhar; nunca vá sozinho com os alunos.
- Recursos financeiros: para o traslado e lanche.
- Registro da aula com fotografias e filmagem.
- Lista dos participantes: antes de sair fazer uma
chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que
entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da mesma forma.
Após a realização da aula extraclasse é importante
ter uma conversa com os alunos sobre o que foi vivenciado, buscando extrair o
tema pesquisado e as descobertas. A forma de obter o resultado da aula pode
variar de acordo com a classe, é muito comum pedir um relatório, mas outras
possibilidades existem como a conversa, já citada, produção em grupo de um
cartaz, publicação nas redes sociais das impressões dos alunos sobre o que vivenciaram
etc. É interessante ainda ressaltar que nesse momento pode-se fazer uma
avaliação da aula, indicando pontos positivos e negativos.
Tenho certeza que vale a pena a realização de uma
aula extraclasse, pois além de ser um ato pedagógico, também será um momento
descontraído para a turma, tendo em vista ser uma atividade prazerosa,
agradável e interativa, somando-se ao fato de ser diferente da prática
rotineira das aulas expositivas.
Por
Sulamita Macedo.
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