Discipulando
– 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 10: Relacionando-se com a
Sociedade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se
com a Sociedade.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar como deve ser a atitude do
cristão diante da sociedade, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo” e “Sal da
Terra”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Luz
do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do
mundo.
Material:
01 prato
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a
vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a
mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não
transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo.
O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus.
Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a
Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação,
santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que
pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a
prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado
sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os
alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada
para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.
Dinâmica: Sal
da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão
como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo
com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos alunos para o que você
vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a
embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação
02);
01 colher de sal no último copo e misturem(
situação 03).
- Perguntem: Qual situação melhor representa a
conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas.
É comum haver votação para as três situações, com
maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação
que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode
estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está
misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou
sendo influenciados?
- Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois
o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada
mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se
adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima;
vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo
2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura
das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03
representa a conduta do cristão como sal da terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário