Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 10: O Líder diante da chegada da morte
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Líder diante da chegada da morte.
-
Escrevam no quadro: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”(II
Timóteo 4: 7).
-
Coloquem no quadro uma figura de uma competição de atletismo com obstáculo.
-
Peçam para que os alunos façam comentários sobre o versículo e a figura.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Combati o
bom combate”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Combati o bom combate
Objetivos:
Refletir
sobre a transformação na vida de Saulo de Tarso, após a conversão.
Enfatizar
o exemplo do apóstolo Paulo na divulgação do Evangelho.
Material:
01
folha de papel ofício
01
pincel atômico
01
folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
-
Apresentem uma folha de papel ofício limpa e sem marcas.
-
Falem: Esta folha vai representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste
momento escrevam o nome “Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo
“barulho”(mexam a folha para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.
-
Falem: Mas, ele teve um encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem
o nome desenhem uma cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se
chamar Paulo(escrevam do outro lado da folha a palavra “Paulo”.
-
Falem: A vida de Paulo passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor
passou a ser perseguido por causa da proclamação do evangelho.
-
Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à medida que a leitura foi efetuada, vocês vão
amassando a folha de papel ofício):
“Recebi
dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três
vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri
naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em
viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos
dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no
deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em
trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas
vezes, em frio e nudez”.
Mas
o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a
pregação, e todos os gentios a ouvissem; 2 Timóteo 4:17
-
Falem: Estas foram as marcas que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.
-
Leiam: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse
cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).
-
Falem: Ele já no final da vida e preso em Roma, ao escrever para Timóteo,
afirmou:
“Combati
o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4: 7).
Ele
tinha consciência de que estava perto de morrer, mas sabia do dever cumprido e
que apesar das dificuldades e sofrimentos guardou a fé.
-
Entreguem 01 folha para cada aluno, peçam para que cada um escreva o nome dele
ou dela na folha.
-
Falem: A proclamação do evangelho chegou até você, transformando sua vida(
peçam para que desenhem uma cruz).
Que
marcas você tem por causa do evangelho?
Você
já sofreu algum tipo de perseguição por causa do evangelho?
Para
os alunos que responderam afirmativamente, peçam que relatem apenas uma
situação e neste momento o aluno vai amassando o papel.
-
Ao final, os alunos devem dizer: Estou combatendo o bom combate, ainda não
acabei a carreira, estou guardando a fé, apesar das dificuldades.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Método Audiovisual
Entende-se que são imagens visuais acompanhadas ou
não de som que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo
sofisticadas, tecnológicas ou não, como por exemplo: gravuras, cartazes,
objetos, mapas, slides, filmes ou documentários, quadro branco, quadro de
giz(lousa), música, textos bíblicos ou de reflexão, etc.
1 - Gravuras,
Cartazes e Objetos
Ilustrar
a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos
alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino,
numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você
pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco
pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você
pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem,
escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma
cópia do mapa da viagem de Paulo.
2 - Mapas
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
-
Apresentar um mapa e apontar para o local.
- Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da
sala.
- Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos
chegarem.
-
Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um
caminho.
- Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto
é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como
utilizá-los.
3 - Slides
A organização de slides para uma aula requer que o
professor ou alguém saiba como utilizar o Power Point. É necessário utilizar
tamanho da fonte adequado para o público, apresentar tópicos do tema a ser
estudado, colocar figuras nos slides, etc.
Além disso, deve haver disponibilidade de
equipamento e local apropriado.
4 - Filmes ou
documentários
Para sua utilização de forma satisfatória é
importante observar alguns pontos relevantes:
Local apropriado
Equipamento disponível
Pessoa habilitada para montar os equipamentos
Tempo de instalação dos equipamentos
Plano B
Escolher filmes adequados
Fazer uma explicação prévia do filme antes da
exibição e do que deseja que os alunos realizem
Filmes longos são inadequados
Assistir ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5 - Quadro
Branco ou Quadro de Giz
O quadro de giz praticamente não se usa mais, com o
aparecimento do quadro branco. Para sua utilização é necessário um marcador de
quadro branco de cores variadas(não use pincel atômico).
Você pode escrever uma frase, uma pergunta, as
respostas dos alunos, referências bíblicas para os alunos consultarem durante a
aula etc, escrevendo com tamanho de letra adequado para que todos da turma
possam ler. Pode ainda fixar no quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula,
apague o quadro.
6 - Música
A utilização da música auxilia de forma
significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da
aprendizagem.
Nas classes do departamento infantil é muito comum
a utilização de corinhos ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes,
a música pode e deve ser usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7 - Textos
bíblicos, de reflexão ou com subsídios para a aula
Não é recomendável que o professor leia todos os
versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em
estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É
necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração
na aula, sendo uma delas a leitura de textos e versículos.
Há formas diferenciadas de leitura de textos que
podem ser utilizadas durante as aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
- Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura
dialogada.
É muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os
professores na sua maioria utilizam a aula expositiva, que consiste na
explanação do tema pelo professor de forma unilateral, não havendo participação
dos alunos e sem utilização de recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa
e com a aprendizagem comprometida.
Então, é recomendável que o professor associe, a este método, outros
recursos para tornar a aula mais eficaz.
Acima vários recursos foram indicados para serem
utilizados na aula, tornando-a mais atrativa e com maior retenção da
aprendizagem.
Lembrem-se de que o aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem
mais eficaz ela será! Observem os pontos positivos da associação de recursos ao
método da Preleção(aula expositiva):
- Atrai a atenção
- Desperta o interesse
- Aumenta a retenção
- Vários sentidos estão sendo utilizados, como a
audição e visão
- Promove a participação
- Alunos motivados
- Assiduidade
- Aula mais eficaz
- Mais interação
Que tal começar na próxima aula?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário