Discipulando
– 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 09: Relacionando-se com os estudos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se
com os estudos.
-
Perguntem:
Quem
está estudando o ensino Fundamental, o Médio ou curso superior?
Quem
já concluiu o ensino Fundamental, o Médio ou curso superior?
Aguardem
as respostas.
Escrevam
no quadro a quantidade de alunos para cada modalidade de ensino.
-
Depois, conversem com os alunos sobre a importância dos estudos para a vida dos
alunos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Hábitos de Estudo”.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Hábitos de Estudo
Objetivo: Estimular o hábito de estudar.
Material:
Quadro ou cartolina
Material digitado sobre hábitos de estudo(vejam no
procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 - Perguntem: Como vocês se organizam para
estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
2 - Depois, peçam para que os alunos façam uma
encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos alunos.
3 - Analisem as respostas e as encenações,
questionando se dessa forma está havendo boa assimilação dos conteúdos.
4 - Agora, peçam para que os alunos apontem
atitudes que podem melhorar a forma de estudar.
5 - Falem: Vamos ver agora algumas ações
importantes para que haja maior aproveitamento nos estudos(entreguem estas
orientações por escrito para cada aluno):
- Planeje o que vai estudar e siga cuidadosamente
seu planejamento.
- Organize um horário fixo de estudo, crie uma
rotina diária.
- Procure um local de estudo com iluminação
adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio(desligue a
TV, rádio, MP3, celular).
- Procure manter o foco de sua atenção na leitura,
não se distraia.
- Tenha perto de você o que vai usar, como: papel,
caderno, lápis, caneta, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o mais adequado é utilizar uma
mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer anotações.
- Leia de preferência durante o dia.
- Leia o texto em voz alta e depois procure
escrever as ideias principais.
- Organize uma pasta ou fichário com suas anotações
e dúvidas.
- Realize pesquisas em livros, revistas e sites
confiáveis.
- Revise a matéria no dia da explicação do
professor.
- Fazer um cronograma com as atividades e
avaliações a serem realizadas.
6 – Perguntem: Qual ou quais destas ações você tem
mais dificuldade?
Aguardem as respostas e mostrem a importância
dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que aparecerão, dessa
forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de estudo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário