Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 03: Esperando a volta de Jesus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Esperando a volta de Jesus.
-
Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “Esperando o noivo”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Esperando o noivo
Objetivos:
Ilustrar e estudar sobre a
parábola das 10 Virgens
Refletir sobre qual deve ser
a conduta do cristão diante da vinda de Jesus.
Material:
10 velas
05 caixas de palito de
fósforos cheia
05 caixas de palito de
fósforos vazia
Procedimento:
- Escolham 05 alunos para
representarem as moças prudentes e 05 para representar as imprudentes.
- Entreguem velas para as 05
prudentes e 01 caixa de palito de fósforos. Da mesma forma, entreguem velas
para as 05 imprudentes e 01 caixa de palito de fósforos vazia.
- Peçam para que os dois
grupos se posicionem diante da sala.
- Leiam Mateus 25:1-10:
“Então o reino dos céus será
semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do
esposo.
E cinco delas eram
prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas
lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram
azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo,
tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um
clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens
se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às
prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes
responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos
que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo,
chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e
fechou-se a porta”.
- Após a leitura da parábola
das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de
casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na
casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e
conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após
o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de
casamento.
- Vocês devem dizer: Lá vem
o noivo!
- Neste momento, os dois
grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes).
- O outro grupo que não conseguiu
acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser
negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está
fechada, mas não será aberta.
- Agora, reflitam sobre qual
deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Como
utilizar bem o tempo de aula da EBD
Não
perca tempo!
Vamos
pensar um pouco sobre o tempo de aula da Escola Bíblica Dominical. Nas escolas
seculares, a hora/aula dos turnos matutino e vespertino tem 50 minutos de
duração, enquanto no noturno 40m, com 5 aulas diárias. Na EBD, temos 01 aula
semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o
ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve
ser bem utilizado.
Você já parou para pensar nesse
tempo de aula da EBD, relacionando a totalidade de tempo semanal que seu aluno
está exposto a muitas formas de informação e influência? Com certeza é um
espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para
o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Uma
das formas de utilizar bem o tempo da aula da EBD é realizar o planejamento de
ensino, para que o momento da aula seja ocupado com o estudo e com atividades
importantes e consistentes para o tema a ser abordado. A outra forma é
executá-lo com sucesso.
Ao
iniciar a aula, mantenha um contato com os alunos, de forma breve. Na parte
inicial das lições que são publicadas neste blog, coloco repetidamente algumas
sugestões de como realiza-la, que deve acontecer antes de começar o estudo da
lição. Com certeza, você já deve conhecer!
Em
seguida, faça a introdução do tema, também de forma rápida, situando o aluno no
contexto da lição, associando o tema com aulas anteriores, estimulando o aluno
para o que vai ser estudado neste dia. Lembre-se de que a aula não começa aqui,
pois já teve seu início naquele momento inicial, já citado no parágrafo
anterior.
Depois,
utilize o tempo com o desenvolvimento da lição, mantendo o foco da aula, com a
explanação do tema a ser estudado e execução de atividades relevantes. Utilize
métodos variados e técnicas adequados ao assunto e para os alunos. Veja, no marcador “Textos Pedagógicos” deste
blog, textos sobre diferentes formas de dinamizar as aulas da EBD.
Para
conclusão da aula, reserve um tempo para fazer o fechamento da lição, enfatizando
os pontos mais importantes, levando o aluno a refletir sobre estes ensinamentos
para sua vida prática. Daí, a necessidade de contextualizar o tema da aula com
o tipo de aluno que você tem, desde a o desenvolvimento da lição, para que
neste momento de finalizar a aula, o aluno possa também fazer suas próprias
conclusões.
Não
há necessidade de uma rigidez temporal cronometrada pelo relógio de forma
exagerada, para a execução das 03 partes da aula – a introdução, o desenvolvido
e a conclusão. É necessário apenas um olhar atento e cuidadoso para que não
haja perda de tempo. Veja esta sugestão, para uma aula de 60 minutos: reserve
10 minutos para a introdução, 40 minutos para o desenvolvimento, 10 minutos
para a conclusão, aproximadamente.
Há
professores que não planejam a lição, nem têm cuidado com o tempo de aula e
pode achar que 50 a 60 minutos é um grande intervalo temporal para a aula.
Então, começa a contar histórias pessoais ou de outrem, divaga pelo assunto sem
objetivo, quando percebe o tempo já passou e resta pouco tempo para coisas
importantes. Dessa forma, o professor manteve o tempo de aula ocupado, mas foi
mal utilizado. Daí, a importância de ler a lição, destacando os pontos mais
importantes para trabalhar primeiro, depois os outros pontos serão abordados.
Planeje a aula, não improvise.
O
professor, tendo conhecimento de como dividir o tempo de aula, não desperdiçará
este momento precioso de ensino da Palavra de Deus, saberá o que vai realizar
dentro da organização previamente feita e o tempo será ocupado e bem utilizado.
“Tudo
tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do
céu”(Ec 3:1), inclusive ministrar uma boa aula, utilizando bem o tempo!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário