Dinâmica: A
Música e sua história
Objetivo: Compreender como aconteceu a evolução da música
sacra, através de uma retrospectiva histórica.
Material:
01 notebook ou 01 smartphone
03 caixas de CD vazias
Observação:
Procurar na internet vídeos de:
Canto gregoriano
Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino cantado por negros
americanos(afro-descendentes), mais conhecidos como “Negro spiritual”
Hino da música Gospel brasileira
Procedimento:
- Apresentem apenas uma parte das 04 músicas sacras,
conforme descrição no item material, utilizando equipamento de forma que os
alunos possam escutá-las.
- Escrevam no quadro os nomes das 04 músicas:
Canto gregoriano
Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino cantado por negros americanos
Hino da música Gospel brasileira
- Depois que os alunos escutarem parte de cada
música, perguntem:
Vocês fazem ideia de que forma estas músicas fazem
parte da evolução da música sacra?
Aguardem as respostas.
- Entreguem para 03 alunos, 03 caixas de CD(01 para
cada aluno), que devem estar organizados conforme descrição abaixo:
01 caixa de
CD com o nome “Europa”: dentro da
caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
- Idade Média: Canto gregoriano
Antes a música era cantada pelos monges católicos
- Reforma protestante
Popularização da música com o ensino das doutrinas
através da música
Música deixou de ser feita somente para Deus
A música passou a ser feita para o homem aprender
sobre Deus(ensino e evangelização)
Agora a música é cantada pelo povo, pela
congregação, com melodias ao gosto do povo e na língua do povo
Música de Lutero 581 da harpa cristã Castelo Forte
Aparecimento do canto congregacional, das
orquestras e corais
01 caixa de
CD com o nome “Continente Americano”:
dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
A música europeia chegou com os ingleses nos EUA
Os negros deram uma versão própria com o Negro
Spirituals, grupos de negros cantando belas melodias
01 caixa de
CD com o nome “Brasil”: dentro da
caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
Influência europeia e americana e australiana
Coral, canto congregacional, corinhos
Estilo nacional com ritmos do Nordeste.
- Os alunos devem abrir os CDs, um de cada vez, na
seguinte ordem: Europa, Continente Americano e Brasil.
O aluno ler a capa, depois deve ler o conteúdo que
está na parte interna da caixa do CD.
Em seguida, fixem o CD com fita adesiva ao lado
da(s) músicas, que já estão escritas no quadro ou na cartolina, a saber:
Europa: Canto gregoriano e Castelo forte
Continente americano: Negro Spirituals
Brasil: Música gospel
Á medida que eles forem lendo vocês vão
acrescentando outras informações, que estão contidas na lição ou em outra fonte
de pesquisa.
Não se esqueçam de explicar a razão da mudança da
música somente para Deus e sobre
Deus, quando vocês falarem sobre as transformações ocorridas com a Reforma
Protestante, através de Martinho Lutero, enfatizando a música. Dessa forma,
vocês estão respondendo a pergunta feita no início da aula.
Por Sulamita Macedo.
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