Jovens: Justiça e Graça – Um estudo da doutrina da
Salvação na carta aos Romanos
Lição 02: A necessidade dos gentios
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A necessidade dos gentios.
-
Depois, utilizem a dinâmica “idolatria
não!”
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Idolatria não!
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre idolatria.
Material:
Retratos
dos alunos do RG ou Carteira de motorista
Procedimento:
-
Peçam a alguns alunos para apresentar uma foto deles, que pode ser do RG ou da Carteira
de Motorista.
-
Recolham estes documentos.
-
Comecem a mostrar para turma a foto de cada aluno e perguntem de quem é.
Os
alunos que apresentaram as fotos devem permanecer calados.
Certamente
os demais colegas vão identificar as fotos falando que é de fulano, de
beltrano...
-
Agora, perguntem:
O
que levou vocês a relacionarem as fotos com as pessoas?
Certamente
vão responder que a foto retrata a imagem da pessoa.
-
Agora, observem esta situação:
Se
um aluno não viesse para a Escola Dominical e mandasse uma foto ou um objeto
que lembra ele, isto representaria a pessoa? Ele estaria presente na EBD?
Certamente
os alunos vão responder negativamente.
-
Agora, reflitam com os alunos:
Na
1ª situação, há um ser material – a pessoa humana, que pode ser retratada. Mas,
como podemos ter uma imagem ou uma escultura que retrate Deus, sendo Ele
espírito?
Qual
a necessidade de uma foto, uma escultura ou qualquer outro objeto para
representar Deus?
Uma
foto ou objeto de uma pessoa não a representa, imaginem Deus ser representando
e idolatrado através de objeto de culto.
-
Falem: É sobre a proibição da idolatria de acordo com a Bíblia um dos temas da
aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário