Juvenis -
Currículo do Ano 2: Louvor e Adoração
Lição 02: Música para Deus ou sobre Deus?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam o título da lição no quadro ou numa cartolina: Música para Deus ou
sobre Deus?
-
Depois, reflitam com os alunos sobre o título.
-
Para finalizar a reflexão falem que nesta lição vamos estudar um fato histórico
que modificou a música que antes era somente para Deus para o aparecimento da música sobre Deus.
-
Perguntem: Vocês fazem ideia de qual seja este fato histórico e o personagem
que provocou esta mudança?
Aguardem
as respostas.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para trabalhar o tema da retrospectiva histórica da
música sacra, utilizem a dinâmica “A Música
e sua história”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A
Música e sua história
Objetivo: Compreender como aconteceu a evolução da música
sacra, através de uma retrospectiva histórica.
Material:
01 notebook ou 01 smartphone
03 caixas de CD vazias
Observação:
Procurar na internet vídeos de:
Canto gregoriano
Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino cantado por negros
americanos(afro-descendentes), mais conhecidos como “Negro spiritual”
Hino da música Gospel brasileira
Procedimento:
- Apresentem apenas um parte das 04 músicas sacras,
conforme descrição no item material, utilizando equipamento de forma que os
alunos possam escutá-las.
- Escrevam no quadro os nomes das 04 músicas:
Canto gregoriano
Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino cantado por negros americanos
Hino da música Gospel brasileira
- Depois que os alunos escutarem parte de cada
música, perguntem:
Vocês fazem ideia de que forma estas músicas fazem
parte da evolução da música sacra?
Aguardem as respostas.
- Entreguem para 03 alunos, 03 caixas de CD(01 para
cada aluno), que devem estar organizados conforme descrição abaixo:
01 caixa de
CD com o nome “Europa”: dentro da
caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
- Idade Média: Canto gregoriano
Antes a música era cantada pelos monges católicos
- Reforma protestante
Popularização da música com o ensino das doutrinas
através da música
Música deixou de ser feita somente para Deus
A música passou a ser feita para o homem aprender
sobre Deus(ensino e evangelização)
Agora a música é cantada pelo povo, pela
congregação, com melodias ao gosto do povo e na língua do povo
Música de Lutero 581 da harpa cristã Castelo Forte
Aparecimento do canto congregacional, das
orquestras e corais
01 caixa de
CD com o nome “Continente Americano”:
dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
A música europeia chegou com os ingleses nos EUA
Os negros deram uma versão própria com o Negro
Spirituals, grupos de negros cantando belas melodias
01 caixa de
CD com o nome “Brasil”: dentro da
caixa deve estar um papel com as seguintes informações:
Influência europeia e americana e australiana
Coral, canto congregacional, corinhos
Estilo nacional com ritmos do Nordeste.
- Os alunos devem abrir os CDs, um de cada vez, na
seguinte ordem: Europa, Continente Americano e Brasil.
O aluno ler a capa, depois deve ler o conteúdo que
está na parte interna da caixa do CD.
Em seguida, fixem o CD com fita adesiva ao lado
da(s) músicas, que já estão escritas no quadro ou na cartolina, a saber:
Europa: Canto gregoriano e Castelo forte
Continente americano: Negro Spirituals
Brasil: Música gospel
Á medida que eles forem lendo vocês vão
acrescentando outras informações, que estão contidas na lição ou em outra fonte
de pesquisa.
Não se esqueçam de explicar a razão da mudança da
música somente para Deus e sobre
Deus, quando vocês falarem sobre as transformações ocorridas com a Reforma
Protestante, através de Martinho Lutero, enfatizando a música. Dessa forma,
vocês estão respondendo a pergunta feita no início da aula.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Postar um comentário