Juvenis -
Currículo do Ano 2: Louvor e Adoração
Lição 03: Música secular – vamos conversar a
respeito?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Música secular – vamos conversar a respeito?
- Depois, utilizem a dinâmica "Qual é a música?"
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Qual é a música?
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre a música sacra e secular.
Material:
05 perguntas digitadas
Cópias duplas das 05 perguntas
01 tesoura
01 fita adesiva
01 quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou 01 pincel atômico
Procedimento:
Antes da
aula:
- Digitem as 05 perguntas, façam 02 cópias de cada,
recortem cada uma. Depois, coloquem debaixo de 10 cadeiras da classe, pregando
com fita adesiva.
Observação: Para cada cadeira da classe, uma
pergunta.
1 – Quais são as músicas que seus colegas da escola
mais escutam?
Do que elas falam? Quais os estilos?
2 – Quais são as músicas que seus vizinhos, que
gostam de escutar música alta, mais escutam?
Do que elas falam? Quais os estilos?
3 – Quais são as músicas que você mais escuta na
rua, isto é, a música das lojas, shoppings, carros de propaganda com música?
Do que elas falam? Quais os estilos?
4 – Quais são as músicas que você escuta na igreja?
Do que elas falam? Quais os estilos?
5 – Quais são as músicas que seus colegas da igreja
gostam de escutar?
Do que elas falem? Quais os estilos?
- Na aula:
- Depois, falem que o tema da aula tem a ver com as
perguntas que estão debaixo de 10 cadeiras.
Os alunos devem procurar, retirar o papel com
cuidado.
Posteriormente, cada um vai ler a pergunta e
responder.
- Anotem as respostas, usando um quadro branco ou
uma cartolina.
- Depois, analisem as diferenças entre o conteúdo
da música sacra e secular.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário