Adolescentes – Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 11:
Sociedade e Trabalho
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Sociedade
e Trabalho.
- Trabalhem os pontos
apresentados na lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Não
Deixe a Bola Cair”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair
Objetivo:
Refletir sobre as atitudes quanto a realização de sonhos individuais.
Material:
01
bexiga( balão de aniversário) para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem 01 bexiga vazia.
-
Depois solicitem que encham a bola e deem um nó para o ar não escapar.
Enfatizem
a importância do esforço pessoal para realização dos sonhos e projetos pessoais
na simbologia da ação de encher a bexiga, isto é, empreender esforço para
concretização das metas.
-
Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para
cima, não deixando que as bolas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
-
Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e
perguntem o que significa a expressão “não deixar a bola cair” em relação ao
sonho que almejam.
-
Depois que vocês falarem sobre a importância de ter projetos pessoais e o
estabelecimento de metas e ações para o alcance destes planos, neste caso da
lição de hoje, com realização a profissão e mercado de trabalho.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário