Adolescentes – Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 12:
Sociedade e Meio Ambiente
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Sociedade
e Meio Ambiente.
- Falem:
Preservar o meio ambiente não é somente cuidar do “verde”, mas também do
ambiente em que estamos, quer seja em casa, na igreja, na escola, na rua etc.
–
Façam a seguinte proposta: Que tal começarmos com este cuidado agora, aqui no
ambiente de aula?
O
que vocês sugerem?
As
respostas devem variar entre:
Não
jogar lixo no chão, para isto na sala deve haver uma lixeira.
Não
rabiscar as paredes, as cadeiras, as carteiras.
Desligar
as lâmpadas ao término da aula.
Lembrem
para os alunos que eles podem colaborar com a preservação ambiental em todo e
qualquer lugar onde estiverem. Cada um deve fazer sua parte, não deve esperar
que o outro comece. Comecem vocês agora!
–
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
–
Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Agente
Multiplicador”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Observação:
Vocês podem organizar uma aula de campo a um parque ecológico ou a uma
instituição de trabalha com preservação ambiental.
Vejam a melhor data para o
grupo.
Para
isto, deve haver:
Agendamento
prévio com a instituição
Autorização
por escrito dos pais para a participação do aluno na atividade: elaborem uma
autorização padronizada.
Meio
de transporte para o traslado: ônibus fretado ou da linha, trem…
Lanche
e água: combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para
todos.
Acompanhantes:
outros professores e alguns pais, nunca vá sozinho com os alunos.
Recursos
financeiros: para o traslado e lanche
Lista
dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas
presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente.
Para retornar da mesma forma.
Tenho
certeza que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.
Dinâmica: Agente Multiplicador
Objetivos:
Incentivar
a disseminação de ideias sobre preservação ambiental
Concluir
estudo sobre preservação ambiental
Material para cada grupo:
01
cartolina
Pincel
atômico
Revistas
para recorte de figuras
01
cola
Rolo
de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)
Procedimento:
–
Dividam a turma em vários grupos.
–
Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico,
revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
–
Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
–
Estipulem um tempo para esta atividade.
–
Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
–
Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros
ambientes da igreja.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário