Adolescentes – Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 13:
Vivendo para Glória de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Vivendo
para Glória de Deus
- Depois, utilizem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
- Em seguida, analisem alguns
provérbios populares, tais como:
“Quando morrer o corpo vai num
caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano tem coceira na língua”.
“Boca fechada não entra mosca”.
“Quem muito fala, muito erra”.
“O burro calado passa por
sábio”.
“A boca fala do que o coração
está cheio”.
“Quem conta um conto, aumenta um
ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia a
cavalo”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância de
transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no
procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto
contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui
numa doceria e escolhi: chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01
pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes, jujubas, 01 garrafa de água.
Fui para a fila do caixa para pagar, mas,
quando chegou minha vez de ser atendido,
o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que
esperar, se pudesse. Reclamei e pedi
para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30
minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os
posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
-
Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este
passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar
ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém
escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
-
Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a
mensagem estará truncada, distorcida, errada.
-
Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam,
dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como:
a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir,
não espalhar fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário