Juvenis – Currículo do Ano 3: Avivamento para a Juventude
Lição 11: Avivamento e o Despertamento para a Obra Missionária
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Avivamento e o
Despertamento para a Obra Missionária.
-
Falem sobre o ide de Jesus, leiam Mc 16.15. E, para saber quem nos capacita
para isto e de que forma, leiam At 1.8.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Falem sobre Missões Nacionais e Transculturais. Enfatizem que podemos colaborar
com a obra missionária de diversas formas: orando, contribuindo, participando
das atividades evangelísticas e mantendo contato com os missionários.
-
Falem da importância que há em se manter contato com os missionários e incentivem
os alunos a enviar email para eles. Para tanto, apresentem uma lista nominal
dos missionários, país onde estão trabalhando, se tem filhos na idade deles (os
alunos). Decidam conjuntamente quem vai manter contato com o missionário ou
será um email em nome da classe. É interessante que esta comunicação seja
frequente e que ao receber resposta de email, ler para a classe.
-
Também organizem uma oferta para a obra missionária: marquem para o próximo
domingo a entrega da oferta. Coloquem em um envelope, entreguem ao departamento
de evangelismo da igreja, acompanhados de pelos dois alunos da classe.
-
Para trabalhar as formas de evangelização, distribuam 02 folhetos
evangelísticos para os alunos, para que entreguem ao sair da igreja até chegar
em casa. Apresentem as ações evangelísticas realizadas pelos jovens da igreja,
incentivem os alunos a participar, indicando dia, hora e local da atividade.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Anunciando".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Anunciando
Objetivo:
Refletir sobre a evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o plano de
Salvação.
Material:
Chocolate
para uma parte da turma.
Procedimento:
-
Dividam a turma em 03 grupos.
-
Orientem cada grupo da seguinte forma:
Grupo
1: Vocês receberão chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão
comê-lo imediatamente.
Grupo
2: Será oferecido a vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não
deverão aceitá-lo.
Grupo
3: Vocês não receberão chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas
deverão pedir bastante, quando estiverem no grande círculo.
-
Juntem os 03 grupos, formando um grande círculo.
-
Agora, realizem os comandos para cada grupo, já expostos acima.
-
Depois, perguntem: O que podemos refletir sobre a evangelização nestas 03
situações? O chocolate pode representar quem ou o quê?
O
chocolate pode representar Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação
01: São as pessoas que aceitam o convite de salvação, porque alguém
evangelizou.
Situação
02: São as pessoas que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação
03: São as pessoas que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda
não foram alcançadas.
-
Para finalizar, reflitam sobre a importância da evangelização e o que estamos
fazendo para anunciar o evangelho.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário