Juvenis – Currículo do Ano 3: Avivamento para a Juventude
Lição 12:
As bênçãos do Avivamento Espiritual
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: As bênçãos do Avivamento
Espiritual.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para ilustrar o estudo sobre o Fruto do Espírito, utilizem a dinâmica “O Fruto Desejado”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar
sobre o Fruto do Espírito.
Destacar
a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida
cristã.
Material:
01
tangerina sem casca(deixem apenas 09 gomos)
Nomes
das 09 virtudes digitadas
01
quadro ou cartolina
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Apresentem a tangerina e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta
tangerina. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja
e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
-
Falem, também: Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um
aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes
digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
-
Afirmem: Estudar sobre o propósito do fruto do Espírito é o tema da nossa aula.
-
Então, comecem o estudo do tema, enfatizando a importância da manifestação das
09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário