RSS

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Dinâmica: Identidade Cristã
Objetivo: Refletir sobre o papel da igreja na formação da identidade cristã, através do ensino da Palavra de Deus, rejeitando as formas diversas do sincretismo religioso.
Material:
01 prato
01 copo transparente
01 vela
Água  
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
- Falem: A igreja prega a palavra de Deus, apresentando a mensagem de esperança para o mundo em trevas. Os que aceitam a Cristo estão na luz. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”(Mateus 5:14).
- Acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Depois, coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar.
- Falem que o crente, representado pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos é o prato e a água é a Palavra de Deus.
- Falem: A Palavra de Deus precisa ser preservada e o seu ensino transmitido de forma fiel, observando suas orientações para que não haja desvios doutrinários. Dessa forma, a igreja cumpre o papel de formar a identidade cristã.
Há de se ter o cuidado com a introdução do sincretismo evangélico, que se apresenta com elementos de várias religiões.
- Falem ainda que o copo representará aquilo que pode apagar a luz do evangelho genuíno, tirando a primazia de Deus e oportunidade para o pecado.
- Emborquem o copo sobre a vela e observem o que acontece.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
Para que a doutrina bíblica seja preservada é necessário cuidado e vigilância quanto ao surgimento de elementos sincréticos que contrariam as Sagradas Escrituras, para que o brilho do evangelho não seja sufocado com a prática de ritos e costumes diferentes daqueles prescritos na Bíblia.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8).
Ideia original desconhecida.

Dinâmica adaptada por Sulamita Macêdo. 

0 comentários: