Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 12:
Milagres no nosso tempo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a sema
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Milagres
no nosso tempo.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Desenrole
que Aparece!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Estudar
sobre milagres.
Oportunizar
momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer
o cuidado de Deus para conosco.
Material:
01 rolo de papel toalha do tipo picotado
01 caneta para cada aluno.
Procedimento:
Antes
da aula:
Escrever
o nome de cada milagre de Jesus em cada parte do rolo de papel toalha, sem
separá-los.
Depois
enrolem novamente o papel com cuidado.
Durante
a aula:
-
Apresentem o rolo de papel toalha.
- Falem:
O rolo de papel toalha vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a
quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também precisarão
dele.
-
Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
- Façam
a soma e falem: Esta quantidade de milagres é somente uma parte dos milagres de
Jesus. A ideia do uso do rolo de papel tem a proposta de desenrolar(abrir) e
expor, tornando conhecida a quantidade de milagres efetuados por Jesus.
-
Falem: Vamos ver agora, quais foram estes milagres?
Então
peçam para que cada aluno leia os nomes dos milagres que ele tem escrito nos
pedaços de papel.
Falem:
Estes milagres foram realizados por Jesus, mas Ele continua operando milagres.
Vocês já receberam algum milagre ou conhecem alguém da família que recebeu?
-
Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção que ele
recebeu ou um milagre recebido por alguém da família em uma parte do papel.
Exemplos:
01
parte do papel: 01 bênção.
04
partes do papel: 04 bênçãos.
-
Estipulem no máximo 05 minutos para isto.
-
Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas
e solicitem que socializem o grupo as bênçãos recebidas.
-
Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o
objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a
enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam,
Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário