Adultos: A
Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus
Lição 10: Dádiva,
Privilégios e Responsabilidades na Nova Aliança
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Dádiva,
Privilégios e Responsabilidades na Nova Aliança.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Coloquem no quadro ou
cartolina as palavras(01 por vez): Dádiva, Privilégios e Responsabilidades, para informar qual
a dádiva, quais os privilégios e as responsabilidades.
Dessa forma, a exposição do
conteúdo ficará mais didática e compreensível.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Tapando
a brecha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Tapando a Brecha
Objetivo:
Refletir sobre a vigilância.
Material:
Recursos
humanos – os alunos.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
-
Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar
bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
-
Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu
objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar
ninguém.
-
Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar
entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham
cuidado para não machucar o colega.
-
Então, peçam para que comecem a atividade.
-
Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
-
Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que
está no círculo.
-
Pode haver dois resultados:
O
inimigo não conseguir entrar no círculo
O
inimigo conseguir entrar no círculo
Mas,
qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a
importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo.
Autoria
da Ideia original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Escolhendo
os professores para a Escola Bíblica Dominical
Geralmente,
os professores da Escola Bíblica Dominical(EBD) são escolhidos por se
destacarem na igreja quanto ao exemplo na conduta cristã e no conhecimento
bíblico.
Estes
dois critérios citados acima são muito importantes, mas outros itens precisam
ser analisados para a escolha de professores para a EBD. O conjunto de todos
eles, ao serem observados pela superintendência ou diretoria, revela cuidado e
atenção para uma boa escolha dos docentes para exercitar o ensino da Palavra de
Deus na maior escola bíblica do mundo.
Os
critérios que devem ser observados são necessários para os que serão escolhidos
e também para aqueles que já estão na atividade docente na educação cristã, a
saber:
-
Ter convicção de sua salvação: O professor deve ter certeza de sua salvação
através de Jesus, apresentando evidências de uma nova criatura, com uma vida
cristã ativa e frutífera, conforme João 15.5: “Eu sou a videira, vós as varas;
quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto”.
-
Ser crente fiel: A fidelidade a Deus e a Sua palavra deve ser de extremo
cuidado no cotidiano do professor e também quando está ensinando. O cuidado com
a interpretação bíblica deve ser um fator a ser considerado, pois ensinar o
conteúdo sem desvios é algo que deve ser buscado com afinco, para não emitir
erros doutrinários.
-
Ter chamado para o ensino: O professor deve ser chamado para o ensino. Ensinar
não é uma tarefa fácil de realizar, mas quando há o chamado, mesmo diante das
dificuldades que podem levá-lo a desanimar, ele vai prosseguir. “E ele mesmo
deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e
outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a
obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”(Efésios 4:11,12).
-
Ser dedicado: Um dos fatores importantíssimos para a atividade docente na EBD é
a dedicação quanto ao estudo das lições e ao atendimento aos alunos nas suas
dúvidas e perguntas, como também no relacionamento interpessoal. A Palavra de Deus nos adverte: “...se é
ensinar, haja dedicação ao ensino”(Romanos 12:7).
-
Gostar de aprender: O professor deve estar em constante busca de informação
para melhorar seu aprendizado. Ele deve ser estudioso da Palavra de Deus, da
lição bíblica, buscando fontes diferentes para aprimorar o conhecimento que vai
trabalhar com os alunos na classe. Dessa forma, vai se sentir confiante para
ensinar e ter capacidade de argumentação
diante de alguma pergunta.
-
Estar preparado: A preparação do professor abrange vários aspectos, a saber: a
nível espiritual, teológico, pedagógico e secular. Ter uma vida de oração e
comunhão, conhecimento bíblico, informações de como planejar uma aula, com
metodologia diversificada e ter conhecimento secular são itens que não podem
faltar na vida daquele professor que deseja alcançar a excelência no ensino. A
Bíblia orienta: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não
tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo
2:15).
-
Ser Sociável: O professor da EBD deve ser comunicativo, pois como poderá
ensinar se ele ficar fechado em si mesmo, sem conversar com seus alunos e
interagir com os demais colegas? O professor deve ter habilidade para escutar o
aluno nos seus questionamentos, tirando suas dúvidas e nunca desprezar o que o
aluno fala. A sociabilidade é um fator que deve ser observado, pois há
professores que não se comunicam com seus alunos, consideram que estão a frente
de uma sala apenas para ensinar sem ter qualquer vínculo com eles.
-
Ter criatividade: O professor da EBD precisa ser criativo para poder ensinar de
forma que os alunos aprendam mesmo diante da estrutura na qual as Escolas
Dominicais se realizam. Daí, a importância da iniciativa por parte do professor
para buscar alternativas que possibilitem melhoria do processo de ensino e
aprendizagem, utilizando métodos e recursos didáticos variados para que haja
melhor retenção do que está ensinado.
O
professor não nasce pronto, isto é, ele se faz, se refaz, se inventa e
reinventa no caminho que está trilhando. Ao ser chamado para o ensino na EBD,
ele precisa ser orientado como pode proceder diante da classe, da escolha da
metodologia que vai utilizar nas aulas e da importância do domínio dos
conteúdos.
Afirmo
isto para que os critérios adotados para a convocação do novo professor não
tenham apenas o foco na qualidade espiritual, mas que ele seja formado no
aspecto pedagógico e no aspecto integrador, mostrando-lhe a importância deles
no exercício da atividade docente. Para que assim ocorra, a igreja deve
investir na capacitação dos mestres, oportunizando momentos de orientação para
que haja melhor condução do ensino na Escola Bíblica Dominical.
Por Sulamita Macedo.
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