Lição
01: Introdução às cartas aos Tessalonicenses
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Introdução
às cartas aos Tessalonicenses.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Abrindo a carta”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo a Carta
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre as cartas aos cristãos tessalonicenses.
Material:
01
cópia da 1ª e 2ª cartas aos tessalonicenses
02
envelopes grandes(tamanho ofício)
02
envelopes menores
Procedimento:
Antes da aula:
-
Coloquem as cópias das cartas nos envelopes menores(uma em cada envelope).
-
No envelope, escrevam:
No
remetente: Apóstolo Paulo
No
destinatário:
-
Depois, coloquem cada envelope dentro de um envelope grande e escrevam:
No
remetente: Apóstolo Paulo
No
destinatário: Classe de jovens
No
canto esquerdo dos envelopes, escrevam o número 1 para a 1ª carta e 2 para a 2ª
carta.
Durante a aula:
-
Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.
-
Apresentem do título da lição.
-
Olhem para os envelopes e falem: Temos aqui 2 correspondências. Vamos ver para
quem é?
-
Peçam para que um aluno retire o envelope que tem o número 1 e 2 e veja quem é
o destinatário e mostre a turma.
-
Falem: Já que as cartas são para vocês, vamos abri-las?
Peçam
para dois alunos abrir as cartas para ver o conteúdo.
Eles
vão encontrar outro envelope com o destinatário diferente “Cristãos tessalonicenses”
e o conteúdo será a própria carta aos tessalonicenses.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia nas
cartas aos tessalonicenses e façam um pequeno “tour” pelas cartas.
Leiam
as epígrafes de cada bloco de versículos.
Falem
sobre a quantidade de capítulos que são 5 e 3, na primeira e na segunda,
respectivamente, e conclamem os alunos para que leiam estas cartas durante esta
semana que se inicia.
-
Para concluir, entreguem o envelope para um(a) aluno(a) e comecem a apresentar
as informações contidas nas cartas, como remetente, destinatário, data, local da
escrita e conteúdo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário