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segunda-feira, 26 de março de 2018

Jovens: Jovens: A Igreja do Arrebatamento - O Padrão dos Tessalonicenses para Estes Últimos Dias
Lição 01: Introdução às cartas aos Tessalonicenses
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Introdução às cartas aos Tessalonicenses.
- Depois, utilizem a dinâmica “Abrindo a carta”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Abrindo a Carta
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as cartas aos cristãos tessalonicenses.
Material:
01 cópia da 1ª e 2ª cartas aos tessalonicenses
02 envelopes grandes(tamanho ofício)
02 envelopes menores
Procedimento:
Antes da aula:
- Coloquem as cópias das cartas nos envelopes menores(uma em cada envelope).
- No envelope, escrevam:
No remetente: Apóstolo Paulo
No destinatário:
- Depois, coloquem cada envelope dentro de um envelope grande e escrevam:
No remetente: Apóstolo Paulo
No destinatário: Classe de jovens
No canto esquerdo dos envelopes, escrevam o número 1 para a 1ª carta e 2 para a 2ª carta.
Durante a aula:
- Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Apresentem do título da lição.
- Olhem para os envelopes e falem: Temos aqui 2 correspondências. Vamos ver para quem é?
- Peçam para que um aluno retire o envelope que tem o número 1 e 2 e veja quem é o destinatário e mostre a turma.
- Falem: Já que as cartas são para vocês, vamos abri-las?
Peçam para dois alunos abrir as cartas para ver o conteúdo.
Eles vão encontrar outro envelope com o destinatário diferente “Cristãos tessalonicenses” e o conteúdo será a própria carta aos tessalonicenses.
 - Solicitem que os alunos abram a Bíblia nas cartas aos tessalonicenses e façam um pequeno “tour” pelas cartas.
Leiam as epígrafes de cada bloco de versículos.
Falem sobre a quantidade de capítulos que são 5 e 3, na primeira e na segunda, respectivamente, e conclamem os alunos para que leiam estas cartas durante esta semana que se inicia.
- Para concluir, entreguem o envelope para um(a) aluno(a) e comecem a apresentar as informações contidas nas cartas, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
Por Sulamita Macedo.

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