Juvenis
- Currículo do Ano 1: Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã
Lição
12: Céu e Inferno?
Lição
13: Haverá uma Segunda vinda de Jesus?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Dividam a aula em 02
momentos: a metade da aula para a lição 12 e a outra parte para a lição 13.
- Apresentem o título da lição 12: Céu e Inferno?
- Depois, utilizem a
dinâmica “O Melhor Lugar”, que
possibilitará a ilustração da realidade do céu e do inferno.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição 12.
- Agora, apresentem o título
da lição da lição 13: Haverá uma
Segunda vinda de Jesus?
- Depois, utilizem a
dinâmica “Os Sinais”.
Ao trabalhar o conteúdo das
lições, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Para
lição 12:
Dinâmica:
O Melhor Lugar
Objetivo:
Estudar sobre a realidade do
céu e do inferno.
Material:
Giz ou fita adesiva colorida
01 pedra pequena
Procedimento:
- Marquem no piso da sala o desenho
de uma “amarelinha”. Veja figura ao lado.
O diagrama deve ter 10
quadrados numerados, uma meia lua no início com o nome inferno e no final outra
meia lua com nome céu.
“Amarelinha” é uma
brincadeira de criança muito conhecida, que recebe este nome ou outros como
“pula macaca” ou “Academia” etc.
- Peçam aos alunos para
permanecer em volta da “amarelinha” e falem como funciona a brincadeira.
Lembrando como funciona:
“Desenhe no chão um diagrama
com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um
de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o "Céu". Antes da
casa número 1, outra meia-lua: o "Inferno".
Comece a brincadeira
atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras
casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas
um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar no Céu, onde pisará com
os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da
casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em
direção ao início do jogo. Cuidado para não cair no Inferno!
Recomece jogando a pedra na
casa 2 e assim por diante, pulando sempre a casa onde está a pedra. Se você
errar a mira e a pedrinha cair fora da casa certa, perde a vez. Isso também
acontece com quem pisar no inferno, colocar os dois pés no chão nas casas
únicas ou na hora de recolher a pedrinha que estiver em casa dupla”.
www.criancashsw.uol.com.br
- Depois, destas
orientações, alguns alunos devem jogar a “amarelinha”.
- Em seguida, façam uma
reflexão sobre o objetivo dessa brincadeira que é o de chegar ao céu, não
cometendo erros no caminho e evitar a permanência no inferno.
Da mesma forma nós também
almejamos chegar ao céu, buscando firmeza nos nossos passos durante a
caminhada, tendo como luz a Palavra de Deus, e, dessa maneira, nos afastamos da
condenação de irmos para o inferno.
- Para concluir, falem: É
sobre a existência do céu e do inferno o tema da aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Para
lição 13:
Dinâmica:
Os Sinais
Objetivo:
Estudar sobre os sinais da Vinda de Jesus.
Material:
Para o grupo 01: Papel
ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.
Para o grupo 02: 02
cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e reportagens sobre os
sinais da vinda de Jesus.
Procedimento:
- Organizem os alunos em 02
grupos.
- Falem que eles vão
elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os sinais que antecedem a
vinda de Jesus.
Grupo 01: jornal falado
Grupo 02: Jornal escrito.
- Forneçam material,
conforme descrição acima.
- Estipulem um tempo de no
máximo 15 minutos.
- Durante a atividade,
passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso necessário.
- Orientem que cada grupo
vai apresentar para os colegas. No caso do jornal falado, vocês podem organizar
uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem as notícias.
- Para finalizar, leiam:
“Ora quando estas coisas
começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a
vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).
Por Sulamita Macedo.
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