Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 2: O Maravilhoso Plano da Salvação
Lição
11: Preservando a Salvação
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Preservando a salvação.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a
dinâmica “Edificando sobre a rocha!”
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema
com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Edificando sobre a Rocha
Objetivo:
Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida
espiritual.
Material:
Figuras de pedra, tijolo,
cimento, areia, ferro e telhas.
Texto: Construa Sabiamente a
casa da sua vida(postado abaixo).
Procedimento:
1- Leiam o texto “Construa
sabiamente a casa da sua vida”.
Um
velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de
largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais
calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um
de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como
um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil
perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele
não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa
qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando
o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e,
entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
-
Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.
Que
choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua
própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado.
Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.
Às
vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro.
Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede
na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autoria do texto
desconhecido.
2- Perguntem:
Como está a construção da
sua vida espiritual?
Sobre qual fundamento está
sendo construída?
Como você tem se defendido
das ameaças externas e internas, que podem causar danos à construção?
3 – Falem: No livro de
Efésios (2. 20 e 21), o apóstolo Paulo
faz referência aos salvos em Cristo, comparando-os a edificação de um
edifício, cujo fundamento é Jesus. Leiam os versículos citados.
4 – Depois, coloquem no
quadro as figuras, mencionadas no item “material’, uma de cada vez, e perguntem
o que elas podem representar na construção da nossa vida espiritual.
Sugiro que as “pedras”,
formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual
estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a
vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.
5 – Lembrem-se de refletir
sobre “fechar a brecha”. Leiam em Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não
havia brecha alguma...”. Muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro
e as portas de nossa casa espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos
material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a
atuação do inimigo.
6 – Para concluir, leiam:
"Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a
um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva,
transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela
casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve
estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato,
que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios,
sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo
grande a sua ruína." Mateus 7:24-27
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário