Adultos: A
Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus
Lição 11: Os
Gigantes da Fé e o seu Legado para a Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Os
Gigantes da Fé e o seu Legado para a Igreja.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Galeria”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
Galeria
Objetivo:
Incentivar os alunos a
relatar experiências que façam referência ao exercício da fé.
Material:
02 cartolinas para montar 02
cartazes
Procedimento:
- Apresentem um cartaz com
os nomes dos heróis da fé de Hebreus 11: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara,
Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe.
- Depois, leiam o texto
bíblico de Hebreus 11, conhecido como Galeria dos Heróis da Fé, observando o
acontecimento referente ao nome citado.
- Depois, solicitem para que
os alunos relatem fatos que façam referência a fé exercitada por eles.
- Continuem a galeria,
organizando outro cartaz com os nomes dos alunos que relatarem suas
experiências.
- Para concluir, leiam:
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas
que não se veem”(Hb 11.1).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário