Lição 01: O
Relativismo Moral
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O Relativismo Moral.
-
Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Doce ou Azedo?”
-
Depois, trabalhem o que significa relativismo.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Doce ou Azedo?
Objetivo:
Refletir sobre o Relativismo e enfatizar posicionamento do cristão tendo como
parâmetro a Palavra de Deus.
Material:
Balas
doces e azedas para cada aluno
01
prato descartável (para as balas doces)
01
prato descartável (para as balas azedas)
Procedimento:
Antes da aula:
-
Retirem o papel das balas.
-
Coloquem as balas doces em 01 prato e as azedas em outro.
Na aula:
- Distribuam para cada aluno 01 bala doce.
-
Peçam para que eles experimentem a bala e depois falem se é doce, azeda ou se
tem outra característica.
Aguardem
que todos emitam suas opiniões.
Observem
a certeza ou dúvida dos alunos quanto a característica da bala.
Pode
ocorrer opiniões divergentes e iguais.
-
Depois, distribuam para cada aluno 01 bala azeda.
Realizem
o mesmo procedimento já citado da bala doce.
-
Depois, perguntem qual das duas eles gostam mais.
Façam
este levantamento, escrevendo no quadro a quantidade dos que gostam da bala
doce, da bala azeda e também dos que gostam das duas.
-
A partir das respostas, exemplifiquem o relativismo de forma simples.
A
primeira bala que era doce: alguns confirmaram que realmente era doce outros
falaram mais ou menos. Da mesma forma a bala azeda. Aqui também encontramos
gostos relativos e individuais quanto a preferência da bala.
No
relativismo também é assim. As ideias,
as opiniões e argumentos são relativos, isto é, não há certo nem errado, todas
as opiniões são aceitas e respeitadas, pois não há parâmetro.
-
Depois, enfatizem a importância de posicionamentos conforme a ética do Reino de
Deus, que encontramos na Palavra de Deus.
-
Vejam o que a Bíblia afirma:
Seja,
porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não... Mateus 5:37
Ai
dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz
trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20
Por
Sulamita Macedo.
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