Lição
10: Existem Anjos e Demônios?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Existem anjos e demônios?
- Escrevam esta pergunta no
quadro ou cartolina e apontado para ela, perguntem para os alunos: Existem
anjos e demônios?
Aguardem as respostas.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Um Anjo em minha vida”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Um Anjo em minha vida
Objetivo:
Concluir o estudo sobre anjos.
Material:
½ folha de papel ofício
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
01 cartolina colorida
01 figura ou 01 escultura de
anjo
Papel pequeno para cada
aluno
01 saco ou 01 caixa pequena
Cartão de mensagem para cada
aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos ½
folha de papel ofício e peçam para que desenhem um anjo.
Aguardem e depois coloquem
os desenhos fixados numa cartolina ou quadro.
- Depois, apresentem uma
figura ou uma escultura de anjo, que são encontradas a preços módicos.
- Reflitam sobre as
características destes desenhos.
Normalmente, os anjos
desenhados ou esculpidos possuem asas, vestem roupas longas, a expressão facial
é serena, cabelos cacheados etc.
- Depois, perguntem:
Por que temos estas ideias
sobre anjos?
Alguns de vocês já viram um
anjo?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão
girar em torno de que nunca viram anjos, mas o que sabem diz respeito ao que
observam em figuras ou esculturas ou o que já leram na Bíblia.
- Em seguida, trabalhem o
que significa a palavra anjo.
Falem que significa
“mensageiro”, lemos no Antigo Testamento que uma das funções dos anjos era
levar mensagens para as pessoas.
- Agora, entreguem para cada
aluno um papel pequeno em branco, peçam para escrever o nome dele.
Recolham todos os papéis,
dobre-os e coloquem dentro de um saco ou caixa.
- Peçam para que os alunos
retirem um papel e abram. Caso tenha tirado seu próprio nome, o aluno deverá
trocar por outro.
- Entreguem um cartão com
mensagem para cada aluno, pode ser do tipo que já se compra pronto ou o
professor elabora uma mensagem ou deixa a critério do aluno.
Peçam para que os alunos
coloquem no cartão o nome do colega que ele tirou da caixinha.
- Falem: Vimos que a palavra
anjo significa mensageiro, então vamos ser neste momento um mensageiro que leva
uma mensagem para seu colega(aquela pessoa que tirou o nome).
- Então, peçam para que os
alunos se levantem e façam a entrega dos cartões.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário