RSS

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Adolescentes – Currículo do Ano 2: Adolescente da Bíblia
Lição 01: Sacrificado Eu?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Escrevam o título da lição no quadro: Sacrificado? Eu?
- Depois, falem que este título se refere a um fato bíblico envolvendo os personagens Abraão e seu filho Isaque. Façam um breve resumo desta situação.
- Falem: Isaque e outros adolescentes da Bíblia serão o tema de estudo deste trimestre.
Através da história de vida de Isaque, vamos estudar, na lição de hoje, sobre a fidelidade e obediência a Deus.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Confiança em Deus”.
- Posteriormente, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Confiança em Deus
Objetivo: Refletir sobre a confiança em Deus.
Material:
Lenço ou outro material para vendar os olhos da metade da turma.
Procedimento:
- Dividam os alunos em duplas. Distribuam uma venda para cada dupla.
- Expliquem que um componente usará a venda sobre seus olhos e o outro colega será seu guia.
- Coloquem vários obstáculos pelo caminho para dificultar a atividade.
- Todas as duplas realizam a atividade ao mesmo tempo. Em seguida, invertem-se os papéis: os alunos com as vendas serão os guias.
- Após o término desta parte, façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança que os verdadeiros amigos e familiares transmitem. Mas, eles podem falhar.
Enfatizem que Deus não falha e nEle podemos confiar, pois é o amigo fiel e está conosco nas situações difíceis.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

3 comentários:

Iris disse...

A paz do Senhor. Parabéns pelo blog e a ação de fazê-lo demonstra o prazer da irmã em nos ajudar na obra do Senhor.
Mas me tire uma dúvida, nessa lição desse trimestre estaremos falando sobre os adolescentes na Biblia. Porém nas minhas pesquisas vi que Isaque na verdade tinha entre 20-33 anos e aí?

Sulamita disse...

Muito obrigada pela visita ao blog.

Que bom que gostou do blog. Faça bom proveito. Volte sempre.

Quanto à dúvida referente a idade de Isaque, procure verificar se realmente se esta informação procede. Mas, trabalhe a ideia contida na lição.


Unknown disse...

Professora a paz do Senhor. Eu lembro de um professor de literatura que, quando dava aula, se vestia dos personagens dos romances. A senhora acha viável essa técnica, por exemplo, ao falar sobre José, na sala de adolescentes?