Lição
04: O uso virtuoso dos bens materiais
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O uso virtuoso dos bens materiais.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
Dinheiro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Dinheiro
Objetivo:
Refletir
sobre o uso equilibrado do dinheiro.
Material:
01
saco do tipo metalizado de tamanho médio
Procedimento:
-
Falem:
Contrair
dívidas de forma equilibrada e pagá-las, não há problema. Entretanto, o consumo
exagerado, sem limites, chegando ao endividamento pode causar sérios danos a
pessoa e sua família, como perdas de bens, bom convívio familiar, perda da
saúde etc.
- Em seguida, leiam: I Tm 6. 9 a11:
“Mas
os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas
concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça
alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas
tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o
amor, a paciência, a mansidão”.
-
Depois, apresentem um saco sem fundo, cortado de forma que os alunos não
percebam essa retirada(aconselho aquele tipo de saco metalizado para presente,
cortem a borda que fecha o saco – façam isto em casa, antes da aula).
-
Peguem uma cédula de 20, 00 reais ou de outro valor, mostrem para a turma e
solicitem que um aluno se ponha de pé diante da classe e coloquem a nota de
20,00 reais dentro do saco.
Segurem
o saco de forma que não apareça a parte de baixo aberta. O que vai acontecer? A cédula vai cair no
chão, passando pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).
Isto
vai causar surpresa e alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado
dentro do saco.
Repitam
a operação e depois leiam Ageu 1.6 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis,
porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém
se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário