Lição
05: Domínio Próprio
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal
e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
Domínio Próprio.
- Escrevam o nome “Domínio
Próprio” no quadro ou cartolina.
Procurem, inicialmente, saber
o que os alunos sabem sobre a palavra
Anotem as respostas e depois
organizem um conceito para este vocábulo.
Vejam como o dicionário
on-line define:
“Aquele que se comporta por
impulso; que age sem reflexão; irrefletido. Que tem facilidade para se
enraivar; genioso”.
- Afirmem que a impulsividade
nos remete a falta de “Domínio Próprio” ou “Temperança”.
- Em seguida, apliquem a dinâmica "Domínio Próprio".
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Domínio Próprio
Objetivo:
Refletir sobre domínio próprio.
Material:
01 martelo
01 prego
01 pedaço de madeira
01 caixa
Procedimento:
- Leiam ou contem a história
do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
Havia
um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e
lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na
cerca dos fundos da casa.
No
primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o
número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu
gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto
não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele
contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia,
para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto
pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou
o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você
fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma.
Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode
esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes
você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma
ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar
contra alguém.
Autoria do texto
desconhecida.
- Depois da leitura, utilizem
o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para exemplificar o ensinamento do
pai.
- Em seguida, organizem os
alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias situações sobre domínio
próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
Falem que a caixa vai passar
de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar
de uma situação que aconteceu com ele.
- Depois, para concluir,
enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que isto deve ser um
exercício constante.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário