Adolescentes – Currículo do Ano 2: Adolescente da Bíblia
Lição
02: Fui Injustiçado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email
ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Fui Injustiçado.
-
Falem que este título nos remete a um episódio relatado na Bíblia ocorrido com
José e seus irmãos.
-
Para estudar o tema, utilizem um filme sobre o personagem bíblico José,
apresentando apenas a parte dos sonhos e a reação dos irmãos dele.
Com
antecedência, assistam ao filme por inteiro, escolham algumas partes mais
importantes para apresentar para os alunos. Vejam de que forma vocês vão exibir
o filme, vejam a disponibilidade de equipamentos para tal fim.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
-
Reflitam sobre os sonhos e as dificuldades para concretizá-los, mas enfatizem
que Deus está no controle de todas as coisas.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Árvore do Sonho”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Árvore do Sonho
Objetivo:
Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter sonhos, projetos e procurar
concretizá-los.
Material:
1/2 folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
-
Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que eles desenhem uma árvore com raízes a mostra, semelhante a
figura ao lado.
É
comum os alunos dizerem que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho,
porém se você for desenhista procure simplificá-lo.
-
Agora, solicitem o seguinte:
Na
copa da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida
que pretende realizar.
Uma
boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque
muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Mas não
desanime! Comece a dar exemplos: obter aprovação no fim do ano, no ENEM,
comprar um objeto etc.
Ao lado das raízes: escrever em que está
firmado.
Você
pode fazer as seguintes indicações: firmado em Deus, na Palavra dEle, apoio da
família e dos amigos, na capacidade que Deus dar de estudar e realizar ações,
ou ainda na perseverança, autoestima elevada etc.
No
tronco da árvore: escrever algumas ações para concretizar o que foi sonhado,
projetado.
-
Para concluir, leiam Sl 1. 1 ao 3:
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o
conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na
roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei
medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de
águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo
quanto fizer prosperará”.
Por
Sulamita Macedo.
1 comentários:
Respondendo a indagação de um(a) professor(a):
"Professora a paz do Senhor. Eu lembro de um professor de literatura que, quando dava aula, se vestia dos personagens dos romances. A senhora acha viável essa técnica, por exemplo, ao falar sobre José, na sala de adolescentes?"
Acho viável utilizar meios diversificados para chamar a atenção dos alunos e trazer para a aula algo que identifique um personagem. Vestir-se de "personagem " ou algum aluno é uma excelente ideia. Se esta ação não for comum na sua EBD, comunique ao coordenador pedagógico ou ao diretor da escola.
Muito obrigada por sua visita ao blog. Volte sempre e faça bom proveito.
Postar um comentário